NOVOS OLHARES: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97169 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3338 "inscrito_id" => 6035 "titulo" => "NOVOS OLHARES: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A educação básica no Brasil tem sido contemplada com diversas modificações metodológicas, surgindo então novas estratégias de ensino e ferramentas tecnológicas. Com o avanço da tecnologia e a transformação dos métodos utilizadas para a aprendizagem, o espaço escolar deverá estar alinhado a este cenário, pois com esta mudança de paradigma o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, sendo o professor o real mediador desse processo. Deste modo, objetivou-se a partir do presente trabalho, compreender a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Sob os aspectos metodológicos, esta pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo com a participação de 50 professores de uma escola de ensino médio, na modalidade integral, localizado na cidade de Sobral, Ceará. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram à observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa bibliográfica, de modo a criar subsídios para o estudo do problema apresentado. Os dados coletados foram tratados através da análise de conteúdo, divididos em duas categorias: motivação e aprendizagem. Os resultados indicaram que 100% dos professores utilizam as metodologias ativas em suas aulas, principalmente o uso didático da gamificação e dos dispositivos móveis na educação formal, sendo constatado que os discentes possuem fácil acesso aos dispositivos móveis (smartphones), além de gostarem de jogos (digitais ou não) e se sentirem motivados quando convidados a participar dos mesmos. Além disso, a metodologia rotação por estação demonstrou ser capaz de motivar e desencadear o aprendizado entre os discentes. Observamos assim, a validação da contribuição do uso das metodologias ativas como coadjuvantes facilitadores no ensino-aprendizagem na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6035_TB3338_21052023133906.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JANAINA SALES SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "jannysalles6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97169 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3338 "inscrito_id" => 6035 "titulo" => "NOVOS OLHARES: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A educação básica no Brasil tem sido contemplada com diversas modificações metodológicas, surgindo então novas estratégias de ensino e ferramentas tecnológicas. Com o avanço da tecnologia e a transformação dos métodos utilizadas para a aprendizagem, o espaço escolar deverá estar alinhado a este cenário, pois com esta mudança de paradigma o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, sendo o professor o real mediador desse processo. Deste modo, objetivou-se a partir do presente trabalho, compreender a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Sob os aspectos metodológicos, esta pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo com a participação de 50 professores de uma escola de ensino médio, na modalidade integral, localizado na cidade de Sobral, Ceará. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram à observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa bibliográfica, de modo a criar subsídios para o estudo do problema apresentado. Os dados coletados foram tratados através da análise de conteúdo, divididos em duas categorias: motivação e aprendizagem. Os resultados indicaram que 100% dos professores utilizam as metodologias ativas em suas aulas, principalmente o uso didático da gamificação e dos dispositivos móveis na educação formal, sendo constatado que os discentes possuem fácil acesso aos dispositivos móveis (smartphones), além de gostarem de jogos (digitais ou não) e se sentirem motivados quando convidados a participar dos mesmos. Além disso, a metodologia rotação por estação demonstrou ser capaz de motivar e desencadear o aprendizado entre os discentes. Observamos assim, a validação da contribuição do uso das metodologias ativas como coadjuvantes facilitadores no ensino-aprendizagem na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6035_TB3338_21052023133906.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JANAINA SALES SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "jannysalles6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }