Observa-se que o uso de jogos de tabuleiro como metodologia no ensino de biologia tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar e motivar os estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e lúdico, tendo em vista que as metodologias ativas colocam o aluno como centro do seu processo de aprendizagem. Os jogos de tabuleiro oferecem uma abordagem prática e lúdica, que estimula o raciocínio, a cooperação e a tomada de decisões. Ao jogar, os alunos são desafiados à aplicar seus conhecimentos, desenvolver habilidades de raciocínio crítico, resolver problemas biológicos específicos, entre outros. O desígnio do estudo é compreender em que medida os jogos de tabuleiro auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos de biologia. A partir do exposto, foram utilizados como referencial teórico autores como Freire (1989; 2007), MORAN (2015), Diedrich (2019), Souza (2012), dentre outros. O estudo foi realizado com 24 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, no município de Macau-RN, com o auxílio de um questionário pós jogo. Os resultados alcançados mostram que a metodologia ativa utilizada é uma abordagem eficaz (e mútua). Diante disso, o estudo é importante para docentes e discentes para compreender como os jogos podem auxiliar na aprendizagem no ambiente escolar.