Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MODALIDADE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O QUE APONTAM OS DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA?

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa que investiga a política de acesso, permanência e êxito à educação profissional a partir de um exemplo empírico: o processo seletivo do ensino médio integrado, tendo como escopo o ingresso de estudantes no decorrer do segundo semestre de 2021, beneficiados por um convênio entre a gestão do IFRJ/ campus Duque de Caxias e a prefeitura do município que o sedia. Na primeira etapa, investigou-se a territorialidade. Ou seja, a localização das escolas pregressas dos estudantes selecionados, possibilitando identificar a importância da política de interiorização dos institutos federais. A etapa atual caracteriza-se por um levantamento bibliográfico sobre a questão em pauta: política de acesso à educação profissional. O recorte baseou-se nos trabalhos apresentados durante as reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, a partir da 27ª. A escolha justifica-se pelo papel desempenhado pela Anped no cenário educacional brasileiro e pelo debate político - dado o início do governo eleito da época - sobre os rumos das antigas escolas técnicas federais, que deflagraram em uma nova institucionalidade: os institutos federais. Foram encontrados 20 trabalhos de todos os artigos submetidos aos seus grupos de trabalho (GT 9: trabalho e educação) e (GT 5: Estado e Política Educacional). A partir de 2004 já era possível observar discussões em torno do que se consolidou, em 2008, no decreto 11.892/2008: um marco na oferta e diálogo de políticas públicas da educação profissional e tecnológica. Assim, discorrer sobre políticas de acesso é compreender que a educação requer identificar quais fatores influenciaram na permanência e êxito de alunos historicamente excluídos por políticas elitistas, pois rompe paradigmas envolvendo a meritocracia como critério chave para uma aprendizagem efetiva e fomenta o desenvolvimento de um olhar crítico e reflexivo dos sujeitos envolvidos na busca por uma educação inclusiva.

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