ENTRE PROGRESSOS E OBSTÁCULOS: A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ( 9º ANO)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96862 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2930 "inscrito_id" => 6356 "titulo" => "ENTRE PROGRESSOS E OBSTÁCULOS: A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ( 9º ANO)" "resumo" => "Intentamos analisar as representações imagéticas da população negra no livro didático (LD) de Ciências do 9º ano do ensino fundamental (EF), PNLD/2017, adotado pela rede pública municipal de educação da cidade de Itapiúna (CE). Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado concluída junto ao PPG Interdisciplinar em Humanidades, Unilab (CE). Metodologicamente, escolhemos a coleção utilizada nas escolas públicas de Itapiúna (CE), EF II, e desta selecionamos, o “corpus” referente ao LD de Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano, do 9º ano, no qual contém 14 capítulos, analisando as iconografias das capas, das aberturas das unidades e as imagens que se relacionam às temáticas abordadas nas unidades que retratam a pessoa negra. Analisamos as imagens à luz do Parecer 03/CNE/CP/2004, das representações em Chartier (2002) e das categorias raça, racismo, preconceito, discriminação racial e identidade negra, atrelada a Análise de Conteúdo em Bardin (2011). Das 89 iconografias analisadas, evidenciamos: uma sub-representação imagética de personagens negros sobretudo da mulher negra; taxa de branquitude de 2,4, conferindo privilégio de fala a pessoa branca; ausência de cientistas afrodescendentes e a presença de estereótipos raciais negativos da pessoa negra. A partir da análise do povo negro no presente LD, constatamos que, no que diz respeito a implementação de uma educação intercultural, antirracista e antissexista, que não apenas evite a reprodução de hierarquias e “o opaco mundo da ciência brancocêntrica” (FONSECA, 2022), mas também as combata, ainda está em andamento no ensino de ciências. Entre progressos e obstáculos, evidencia-se uma série de desafios ligados à força, ainda hegemônica, de uma concepção euro-norte-americana de perspectivar ciências. Concluímos que há um “alinhamento” pontual das representações frente aos três princípios do Parecer CNE/CP 003/2004, contudo, permanece o conteúdo racista no que diz respeito às representações imagéticas ao representar a/o negra/o em situações estereotipadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6356_TB2930_12052023092853.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO MATOS ARAÚJO BARROS" "autor_nome_curto" => "DIEGO MATOS" "autor_email" => "diegomatosmedicina@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96862 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2930 "inscrito_id" => 6356 "titulo" => "ENTRE PROGRESSOS E OBSTÁCULOS: A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ( 9º ANO)" "resumo" => "Intentamos analisar as representações imagéticas da população negra no livro didático (LD) de Ciências do 9º ano do ensino fundamental (EF), PNLD/2017, adotado pela rede pública municipal de educação da cidade de Itapiúna (CE). Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado concluída junto ao PPG Interdisciplinar em Humanidades, Unilab (CE). Metodologicamente, escolhemos a coleção utilizada nas escolas públicas de Itapiúna (CE), EF II, e desta selecionamos, o “corpus” referente ao LD de Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano, do 9º ano, no qual contém 14 capítulos, analisando as iconografias das capas, das aberturas das unidades e as imagens que se relacionam às temáticas abordadas nas unidades que retratam a pessoa negra. Analisamos as imagens à luz do Parecer 03/CNE/CP/2004, das representações em Chartier (2002) e das categorias raça, racismo, preconceito, discriminação racial e identidade negra, atrelada a Análise de Conteúdo em Bardin (2011). Das 89 iconografias analisadas, evidenciamos: uma sub-representação imagética de personagens negros sobretudo da mulher negra; taxa de branquitude de 2,4, conferindo privilégio de fala a pessoa branca; ausência de cientistas afrodescendentes e a presença de estereótipos raciais negativos da pessoa negra. A partir da análise do povo negro no presente LD, constatamos que, no que diz respeito a implementação de uma educação intercultural, antirracista e antissexista, que não apenas evite a reprodução de hierarquias e “o opaco mundo da ciência brancocêntrica” (FONSECA, 2022), mas também as combata, ainda está em andamento no ensino de ciências. Entre progressos e obstáculos, evidencia-se uma série de desafios ligados à força, ainda hegemônica, de uma concepção euro-norte-americana de perspectivar ciências. Concluímos que há um “alinhamento” pontual das representações frente aos três princípios do Parecer CNE/CP 003/2004, contudo, permanece o conteúdo racista no que diz respeito às representações imagéticas ao representar a/o negra/o em situações estereotipadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6356_TB2930_12052023092853.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO MATOS ARAÚJO BARROS" "autor_nome_curto" => "DIEGO MATOS" "autor_email" => "diegomatosmedicina@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }