QUEIROZ, Simone Moura. Uma experiência com a didática francesa na argentina. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9707>. Acesso em: 12/12/2024 03:57
No processo de elaboração da minha tese de doutoramento em Educação Matemática, na UNESP de Rio Claro, adentrei em interessantes territórios existenciais (ROLNIK, 2011), que foram modificando o rumo de minha pesquisa. Utilizando a metáfora de um surfista (eu pesquisadora), em uma prancha de surf (as teorias estudadas), sobre a onda (o sujeito e/ou dispositivo observado), vou apresentando as idas e vindas próprias do processo cartográfico, advindo da Filosofia da Diferença (Foucault, Deleuze e Guatarri), em que teoria e prática estão entranhadas, buscando manter-me na crista da onda, neste oceano rizomático, sem início nem fim, estando no intervalo entre eles, no eterno meio, no momento a ser observado, a ser surfado. Este artigo remete aos estudos e experiências vividas com a Didática Francesa, em um sanduíche feito na Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, tendo como orientadora a Dra. Dilma Gladis Fregona, financiado pela CAPES, referente ao projeto CAPG-BA 060/2011.