Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NANOTECNOLOGIA: A CIÊNCIA DO FUTURO AUSENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96703
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2724
    "inscrito_id" => 11623
    "titulo" => "NANOTECNOLOGIA: A CIÊNCIA DO FUTURO AUSENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "A nanotecnologia é uma área de grande interesse na ciência e tecnologia, que envolve o estudo, manipulação e aplicação de materiais em escala nanométrica. Essa área de pesquisa tem ganhado um rápido desenvolvimento nos últimos anos, tendo implicações significativas em diversas áreas, como a química. No entanto, ainda há desafios a serem superados para a consolidação da nanotecnologia no ensino superior de licenciatura em química. Uma delas é que a nanotecnologia é vista como uma atividade realizada em laboratórios extremamente sofisticados e grandiosos. Essa associação pode desestimular os estudantes a se interessarem pelo tema, embora ele seja fascinante por si só. Desse modo, uma compreensão mais profunda da nanotecnologia é socialmente relevante podendo ser aplicada no ensino superior fornecendo uma nova oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento do aluno, o que é fundamental para entender como esses materiais podem ser utilizados para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para problemas na área da química. O presente trabalho realizou uma pesquisa com alunos da licenciatura em química do IFPE- Campus Vitória, com o objetivo de avaliar a abordagem da nanotecnologia no ensino superior. O estudo buscou compreender se essa área de conhecimento tem sido abordada no currículo do curso de Licenciatura em Química e como os alunos enxergam essa área de estudo, sua importância e eficácia para a formação de professores. No entanto, os resultados indicaram que a nanotecnologia ainda não é amplamente abordada nos cursos de Licenciatura em Química, embora a maioria dos alunos conheçam um pouco sobre a nanotecnologia, eles não estão familiarizados com os conceitos e aplicações da nanotecnologia na área da química. Percebeu-se que a abordagem dessa ciência no ensino superior ainda é limitada, os docentes geralmente não abordam a nanotecnologia em suas disciplinas e, quando abordam, geralmente é de forma superficial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11623_TB2724_08052023235219.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SABRINA DE MELO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Sabrina Melo"
    "autor_email" => "sabrineses@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96703
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2724
    "inscrito_id" => 11623
    "titulo" => "NANOTECNOLOGIA: A CIÊNCIA DO FUTURO AUSENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "A nanotecnologia é uma área de grande interesse na ciência e tecnologia, que envolve o estudo, manipulação e aplicação de materiais em escala nanométrica. Essa área de pesquisa tem ganhado um rápido desenvolvimento nos últimos anos, tendo implicações significativas em diversas áreas, como a química. No entanto, ainda há desafios a serem superados para a consolidação da nanotecnologia no ensino superior de licenciatura em química. Uma delas é que a nanotecnologia é vista como uma atividade realizada em laboratórios extremamente sofisticados e grandiosos. Essa associação pode desestimular os estudantes a se interessarem pelo tema, embora ele seja fascinante por si só. Desse modo, uma compreensão mais profunda da nanotecnologia é socialmente relevante podendo ser aplicada no ensino superior fornecendo uma nova oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento do aluno, o que é fundamental para entender como esses materiais podem ser utilizados para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para problemas na área da química. O presente trabalho realizou uma pesquisa com alunos da licenciatura em química do IFPE- Campus Vitória, com o objetivo de avaliar a abordagem da nanotecnologia no ensino superior. O estudo buscou compreender se essa área de conhecimento tem sido abordada no currículo do curso de Licenciatura em Química e como os alunos enxergam essa área de estudo, sua importância e eficácia para a formação de professores. No entanto, os resultados indicaram que a nanotecnologia ainda não é amplamente abordada nos cursos de Licenciatura em Química, embora a maioria dos alunos conheçam um pouco sobre a nanotecnologia, eles não estão familiarizados com os conceitos e aplicações da nanotecnologia na área da química. Percebeu-se que a abordagem dessa ciência no ensino superior ainda é limitada, os docentes geralmente não abordam a nanotecnologia em suas disciplinas e, quando abordam, geralmente é de forma superficial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11623_TB2724_08052023235219.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SABRINA DE MELO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Sabrina Melo"
    "autor_email" => "sabrineses@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A nanotecnologia é uma área de grande interesse na ciência e tecnologia, que envolve o estudo, manipulação e aplicação de materiais em escala nanométrica. Essa área de pesquisa tem ganhado um rápido desenvolvimento nos últimos anos, tendo implicações significativas em diversas áreas, como a química. No entanto, ainda há desafios a serem superados para a consolidação da nanotecnologia no ensino superior de licenciatura em química. Uma delas é que a nanotecnologia é vista como uma atividade realizada em laboratórios extremamente sofisticados e grandiosos. Essa associação pode desestimular os estudantes a se interessarem pelo tema, embora ele seja fascinante por si só. Desse modo, uma compreensão mais profunda da nanotecnologia é socialmente relevante podendo ser aplicada no ensino superior fornecendo uma nova oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento do aluno, o que é fundamental para entender como esses materiais podem ser utilizados para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para problemas na área da química. O presente trabalho realizou uma pesquisa com alunos da licenciatura em química do IFPE- Campus Vitória, com o objetivo de avaliar a abordagem da nanotecnologia no ensino superior. O estudo buscou compreender se essa área de conhecimento tem sido abordada no currículo do curso de Licenciatura em Química e como os alunos enxergam essa área de estudo, sua importância e eficácia para a formação de professores. No entanto, os resultados indicaram que a nanotecnologia ainda não é amplamente abordada nos cursos de Licenciatura em Química, embora a maioria dos alunos conheçam um pouco sobre a nanotecnologia, eles não estão familiarizados com os conceitos e aplicações da nanotecnologia na área da química. Percebeu-se que a abordagem dessa ciência no ensino superior ainda é limitada, os docentes geralmente não abordam a nanotecnologia em suas disciplinas e, quando abordam, geralmente é de forma superficial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.