Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE GEOMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96685
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2699
    "inscrito_id" => 7446
    "titulo" => "CONFECÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "O presente trabalho contém relatos de experiência e aplicação das atividades do Projeto de extensão realizado em Humaitá–AM, no ano de 2022, por bolsistas do PIBEX/IFAM – campus Humaitá, junto aos discentes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora. Tal projeto intitulado “Confecção de Sólidos Geométricos com Utilização de Materiais Manipuláveis no Ensino de Geometria” teve como objetivo, apresentar aos discentes e docentes da escola, uma nova alternativa metodológica de trabalhar o ensino de matemática através da Confecção de Sólidos geométricos, bem como associá-los ao conteúdo de Geometria Espacial, para que os discentes pudessem descobrir as formas e as representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativo e concreto os conceitos matemáticos abordados. Utilizou-se como metodologia a aplicação de oficinas para trabalhar os conceitos de desenho geométrico com o uso do Software “OpenBoard”, visando fazer com que os discentes, através de algumas construções geométricas pudessem identificar e desenhar polígonos, que serviriam de base para as planificações e construções dos sólidos geométricos, facilitando assim, através da manipulação do poliedro, o entendimento da tão utilizada relação de Euler para poliedros convexos. As observações realizadas no decorrer das atividades propostas pelo projeto, mostraram que era nítida a dificuldade que os discentes tinham na assimilação do conteúdo de geometria espacial, porém após a aplicação das oficinas de desenho geométrico, planificação e confecção dos sólidos, notou-se que o referido projeto proporcionou uma nova perspectiva matemática para o conteúdo abordado, onde através da manipulação dos sólidos geométricos, os discentes motivaram-se pelo estudo da disciplina matemática, bem como vislumbraram a busca de novas possibilidades de abordagem do conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7446_TB2699_17052023232423.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ ANDERSON DE MORAIS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ ANDERSON"
    "autor_email" => "luiz.santos@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96685
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2699
    "inscrito_id" => 7446
    "titulo" => "CONFECÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "O presente trabalho contém relatos de experiência e aplicação das atividades do Projeto de extensão realizado em Humaitá–AM, no ano de 2022, por bolsistas do PIBEX/IFAM – campus Humaitá, junto aos discentes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora. Tal projeto intitulado “Confecção de Sólidos Geométricos com Utilização de Materiais Manipuláveis no Ensino de Geometria” teve como objetivo, apresentar aos discentes e docentes da escola, uma nova alternativa metodológica de trabalhar o ensino de matemática através da Confecção de Sólidos geométricos, bem como associá-los ao conteúdo de Geometria Espacial, para que os discentes pudessem descobrir as formas e as representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativo e concreto os conceitos matemáticos abordados. Utilizou-se como metodologia a aplicação de oficinas para trabalhar os conceitos de desenho geométrico com o uso do Software “OpenBoard”, visando fazer com que os discentes, através de algumas construções geométricas pudessem identificar e desenhar polígonos, que serviriam de base para as planificações e construções dos sólidos geométricos, facilitando assim, através da manipulação do poliedro, o entendimento da tão utilizada relação de Euler para poliedros convexos. As observações realizadas no decorrer das atividades propostas pelo projeto, mostraram que era nítida a dificuldade que os discentes tinham na assimilação do conteúdo de geometria espacial, porém após a aplicação das oficinas de desenho geométrico, planificação e confecção dos sólidos, notou-se que o referido projeto proporcionou uma nova perspectiva matemática para o conteúdo abordado, onde através da manipulação dos sólidos geométricos, os discentes motivaram-se pelo estudo da disciplina matemática, bem como vislumbraram a busca de novas possibilidades de abordagem do conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7446_TB2699_17052023232423.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ ANDERSON DE MORAIS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ ANDERSON"
    "autor_email" => "luiz.santos@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho contém relatos de experiência e aplicação das atividades do Projeto de extensão realizado em Humaitá–AM, no ano de 2022, por bolsistas do PIBEX/IFAM – campus Humaitá, junto aos discentes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Patronato Maria Auxiliadora. Tal projeto intitulado “Confecção de Sólidos Geométricos com Utilização de Materiais Manipuláveis no Ensino de Geometria” teve como objetivo, apresentar aos discentes e docentes da escola, uma nova alternativa metodológica de trabalhar o ensino de matemática através da Confecção de Sólidos geométricos, bem como associá-los ao conteúdo de Geometria Espacial, para que os discentes pudessem descobrir as formas e as representações espaciais, com o intuito de tornar mais significativo e concreto os conceitos matemáticos abordados. Utilizou-se como metodologia a aplicação de oficinas para trabalhar os conceitos de desenho geométrico com o uso do Software “OpenBoard”, visando fazer com que os discentes, através de algumas construções geométricas pudessem identificar e desenhar polígonos, que serviriam de base para as planificações e construções dos sólidos geométricos, facilitando assim, através da manipulação do poliedro, o entendimento da tão utilizada relação de Euler para poliedros convexos. As observações realizadas no decorrer das atividades propostas pelo projeto, mostraram que era nítida a dificuldade que os discentes tinham na assimilação do conteúdo de geometria espacial, porém após a aplicação das oficinas de desenho geométrico, planificação e confecção dos sólidos, notou-se que o referido projeto proporcionou uma nova perspectiva matemática para o conteúdo abordado, onde através da manipulação dos sólidos geométricos, os discentes motivaram-se pelo estudo da disciplina matemática, bem como vislumbraram a busca de novas possibilidades de abordagem do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.