Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA BRASILEIRA, LIBRAS E REDE SOCIAL: UMA PESQUISA SOBRE O FAZER INTERDISCIPLINAR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino brasileiro carece de ferramentas criativas e inclusivas para que haja uma efetivação na aprendizagem dos alunos, sobretudo, surdos. Diante disso, é fundamental pensar em acessibilidades no contexto escolar que visem o compartilhamento do conhecimento sociocultural nacional. Pensando nisso, ao trabalhar a música, uma importante manifestação artística, atrelada à interpretação em Libras, podemos criar um ambiente mais participativo, acessível e inclusivo. Sendo assim, por intermédio de estudos realizados por Gonçalves (2021), Rigo (2019), Fazenda (2008), Morin (2003), dentre outros, verificamos a possibilidade de abranger múltiplas disciplinas em favorecimento de um enriquecimento da cultura do Brasil, principalmente para as pessoas surdas, visto que, por não terem a Língua Portuguesa como L1 (língua materna), findam se distanciando da realidade artística do seu país. Outrossim, perante todo o exposto, colhemos, por meio de uma entrevista, a notoriedade do discernimento de professores em relação à interdisciplinaridade na interpretação de músicas brasileiras em redes sociais, a fim de que essas se conversem e trabalhem em um único objetivo: o de democratizar o repertório musical identitário do país. Este estudo nos permitiu obter resultados positivos quanto ao nível de compreensão sobre envolver distintas áreas nos planos de aula dos entrevistados, assim como suas aspirações à continuidade da perspectiva educacional na interpretação de músicas do Português para a Libras na internet. No entanto, mesmo cientes da imprescindibilidade desse tipo de saber, ainda destacaram grandes entraves nele, são: a negação dos professores para com a aprendizagem através da arte musical, a falta de recursos e, também, de profissionais para a efetivação de uma educação a todos. Portanto, concluímos que mesmo defronte dos problemas citados pelos questionados, e de maneira análoga aos teóricos, os docentes acreditam na potencialidade enriquecedora que a música interpretada, de um idioma para o outro, pode causar na aquisição dos saberes.

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