Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM CTS E MALÁRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO MARANHÃO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O índice da infecção de malária voltou a crescer nos últimos meses no estado do Maranhão. Esse aumento tem gerado preocupação para Secretaria de Estado da Saúde e aos profissionais de saúde da região maranhense, visto que a enfermidade tem um histórico antigo no Brasil e no mundo e se relaciona a fatores de pobreza, tais como a má alimentação e a falta de saneamento básico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor a problematização do tema malária para a 2ª série do ensino médio através de uma sequência didática (SD) com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A SD que propomos está validada nos Três Momentos Pedagógicos da abordagem CTS: I) problematização do conteúdo; II) organização do conhecimento; III) aplicação do conhecimento. Assim, os momentos de contextualização apresentam-se divididos em quatro aulas, a saber: a) discussão dos conhecimentos prévios sobre malária, em que é indicado o uso do aplicativo Mentimeter para construção de uma nuvem de palavras que expressa as principais ideias da turma; b) reflexão das perspectivas biológicas, socioculturais e históricas da malária por meio da CTS; c) aplicação do jogo de perguntas e respostas; d) produção de infográficos utilizando a plataforma Canva para divulgação sobre os cuidados e a atenção referente a doença com a comunidade escolar. Consideramos o tema malária importante de ser problematizado na educação básica com a finalidade de formar cidadãos críticos e éticos na sociedade, para ajudar a refletir a realidade em que se encontram e convidá-los a planejar políticas públicas que diminuam e controlem os índices de infecção e propagação da malária.

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