Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA DOCENTE SUPERVISORA EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96640
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2641
    "inscrito_id" => 13930
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA DOCENTE SUPERVISORA EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, (Pibid), tem como principal propósito antecipar o vínculo de estudantes das licenciaturas com o seu futuro ambiente de trabalho, permitindo trocas, aprendizados e vivências, logo, o Pibid é um programa de grande relevância pois oferece aos futuros professores a oportunidade de vivenciar a experiência do ser docente antes da conclusão do curso. O programa também possibilita como parte do aprimoramento profissional a apropriação das metodologias e estratégias que devem ser utilizadas para elevar a qualidade da educação básica. É importante mencionar que a escolha de metodologias adequadas é indispensável ao bom desenvolvimento de uma aula. Nesse sentido, destacamos nesse estudo as contribuições que a adoção de “Metodologias Ativas” pode trazer ao processo de ensino e aprendizagem relacionando-as com a percepção do professor supervisor sobre tais metodologias. Diante do exposto, o objetivo do artigo é o de analisar a perspectiva do supervisor sobre as ações desenvolvidas pelos pibidianos na sala de aula. Destacamos que o supervisor é alguém que assume uma posição central dentro do Programa, pois além da experiência que possui como docente atua no processo de mediação das atividades propostas pelos pibidianos. O professor, portanto, auxilia no intercâmbio de saberes e orienta as ações desenvolvidas ao contribuir com sua experiência e expertise. No que diz respeito às escolhas metodológicas indicamos que se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, analisamos as respostas da professora que foram colhidas por meio de questionário aberto. A análise dos dados obtidos indica que na percepção da supervisora as metodologias ativas desenvolvidas por bolsistas pibidianos trazem contribuições enormes tanto para os alunos quanto para o seu desenvolvimento profissional. Ela entende que essa estratégia metodológica ajuda bastante nas suas aulas e que as iniciativas de atividades atende às necessidades dela e dos alunos indo de acordo com as demandas da escola na qual aplicamos esse modelo de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13930_TB2641_04102023214949.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA SOLANGE ALVES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "solange.alves07@aluno.ifc"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96640
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2641
    "inscrito_id" => 13930
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA DOCENTE SUPERVISORA EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, (Pibid), tem como principal propósito antecipar o vínculo de estudantes das licenciaturas com o seu futuro ambiente de trabalho, permitindo trocas, aprendizados e vivências, logo, o Pibid é um programa de grande relevância pois oferece aos futuros professores a oportunidade de vivenciar a experiência do ser docente antes da conclusão do curso. O programa também possibilita como parte do aprimoramento profissional a apropriação das metodologias e estratégias que devem ser utilizadas para elevar a qualidade da educação básica. É importante mencionar que a escolha de metodologias adequadas é indispensável ao bom desenvolvimento de uma aula. Nesse sentido, destacamos nesse estudo as contribuições que a adoção de “Metodologias Ativas” pode trazer ao processo de ensino e aprendizagem relacionando-as com a percepção do professor supervisor sobre tais metodologias. Diante do exposto, o objetivo do artigo é o de analisar a perspectiva do supervisor sobre as ações desenvolvidas pelos pibidianos na sala de aula. Destacamos que o supervisor é alguém que assume uma posição central dentro do Programa, pois além da experiência que possui como docente atua no processo de mediação das atividades propostas pelos pibidianos. O professor, portanto, auxilia no intercâmbio de saberes e orienta as ações desenvolvidas ao contribuir com sua experiência e expertise. No que diz respeito às escolhas metodológicas indicamos que se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, analisamos as respostas da professora que foram colhidas por meio de questionário aberto. A análise dos dados obtidos indica que na percepção da supervisora as metodologias ativas desenvolvidas por bolsistas pibidianos trazem contribuições enormes tanto para os alunos quanto para o seu desenvolvimento profissional. Ela entende que essa estratégia metodológica ajuda bastante nas suas aulas e que as iniciativas de atividades atende às necessidades dela e dos alunos indo de acordo com as demandas da escola na qual aplicamos esse modelo de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13930_TB2641_04102023214949.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA SOLANGE ALVES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "solange.alves07@aluno.ifc"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, (Pibid), tem como principal propósito antecipar o vínculo de estudantes das licenciaturas com o seu futuro ambiente de trabalho, permitindo trocas, aprendizados e vivências, logo, o Pibid é um programa de grande relevância pois oferece aos futuros professores a oportunidade de vivenciar a experiência do ser docente antes da conclusão do curso. O programa também possibilita como parte do aprimoramento profissional a apropriação das metodologias e estratégias que devem ser utilizadas para elevar a qualidade da educação básica. É importante mencionar que a escolha de metodologias adequadas é indispensável ao bom desenvolvimento de uma aula. Nesse sentido, destacamos nesse estudo as contribuições que a adoção de “Metodologias Ativas” pode trazer ao processo de ensino e aprendizagem relacionando-as com a percepção do professor supervisor sobre tais metodologias. Diante do exposto, o objetivo do artigo é o de analisar a perspectiva do supervisor sobre as ações desenvolvidas pelos pibidianos na sala de aula. Destacamos que o supervisor é alguém que assume uma posição central dentro do Programa, pois além da experiência que possui como docente atua no processo de mediação das atividades propostas pelos pibidianos. O professor, portanto, auxilia no intercâmbio de saberes e orienta as ações desenvolvidas ao contribuir com sua experiência e expertise. No que diz respeito às escolhas metodológicas indicamos que se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, analisamos as respostas da professora que foram colhidas por meio de questionário aberto. A análise dos dados obtidos indica que na percepção da supervisora as metodologias ativas desenvolvidas por bolsistas pibidianos trazem contribuições enormes tanto para os alunos quanto para o seu desenvolvimento profissional. Ela entende que essa estratégia metodológica ajuda bastante nas suas aulas e que as iniciativas de atividades atende às necessidades dela e dos alunos indo de acordo com as demandas da escola na qual aplicamos esse modelo de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.