Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR SOBRE O ENSINO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A ACESSIBILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender como a educação inclusiva tem se desenvolvido na Universidade Federal do Ceara, qual o espaço que a instituição tem dado a política de inclusão e de acessibilidade plena, e quais tem sido buscada no ambiente acadêmico, bem como constatar quais são as deficiências dos estudantes matriculados nessa IFE de 2016, ano que a lei de cotas passa a vigorar até o ano de 2022, bem como saber quais as estratégias a universidade tem colocado em prática para possibilitar a permanência dos estudantes com deficiência com garantia de ensino de qualidade e com equidade. A Lei de Cotas nº13.409\2016 na Educação é uma das respostas das lutas em favor das pessoas com deficiência no Brasil. A instituiçao pesquisada é um ambiente que tem recebido alunos com deficiência com regularidade em todos os cursos e podemos analizar os dados obtidos por meio do Censo de Estudantes com Deficiencia realizado pela das Secretaria de Acessibilidade UFCInclui desde 2014 até 2022. Queremos ouvir uma amostra não probabilista desses estudantes por meio de um questionário estruturado aplicados por meio da ferramenta digital Google Forms para sabermos se ainda falta muito para que seja, de fato, efetivada a inclusão de uma forma democrática, justa e igualitária. A pesquisa proposta é de natureza qualitativa, os instrumentos são análises dos questionário aplicados aos estudantes com deficiência, de documentos institucionais e observação participante em uma das unidades acadêmicas da Universidade. A pesquisa pretende nos trazer uma reflexão acerca das mudanças que ainda devem ocorrer no ambiente e das transformações das barreiras arquitetônicas, pedagógicas ou atitudinais enfrentadas.

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