Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA POR ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96514
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2467
    "inscrito_id" => 14292
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA POR ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O presente estudo em desenvolvimento, caracteriza-se como uma revisão bibliográfica sistematizada de caráter explicativo, onde será abordado as dificuldades encontradas por alunos com Transtorno do Espectro do Autista-TEA, dando ênfase em como estes se desenvolvem no ensino de biologia no ensino médio. O TEA é caracterizado por reunir desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância; onde pode se manifestar nas crianças por dificuldades no desenvolvimento da fala, relacionamento anormal com as pessoas do seu meio social, bem como com objetos e novos ambientes. A pesquisa tem por objetivo investigar as dúvidas surgidas a partir dos desafios encontrados pelos profissionais da educação básica, pois em grande parte, os docentes não possuem uma qualificação adequada para trabalhar com os alunos que estão neste espectro; visto que há um grau de variedade dentro desta temática. Em tratando-se da disciplina de biologia, por si só, muitas vezes a mesma não prende/chama à atenção do aluno, por conta de sua metodologia clássica, além da linguagem técnica e abstrata. Tais fatores citados exigem do profissional que façam o uso de transposições didáticas de forma adequada e também o uso de diversas estratégias e recursos didáticos metodológicos; onde as estratégias que o docente deve usar para alunos com TEA, variam desde o desenvolvimento de metodologias de participação ativa para que os alunos consigam desenvolvê-las ao longo do processo de aprendizagem, como o uso da pedagogia da autonomia. Por justificativa, o presente estudo afirma que a inclusão de alunos portadores do TEA é um desafio para as escolas, principalmente para os professores, que por muitas vezes não possuem a formação ideal. Como resultados, espera-se desenvolver práticas que atendam à demanda que o assunto abrange, requerendo esforços de toda a comunidade escolar, e civil das famílias, dos poderes públicos e da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14292_TB2467_10122023170735.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY BEATRIZ DA SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANNY"
    "autor_email" => "anny.b@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96514
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2467
    "inscrito_id" => 14292
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA POR ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA"
    "resumo" => "O presente estudo em desenvolvimento, caracteriza-se como uma revisão bibliográfica sistematizada de caráter explicativo, onde será abordado as dificuldades encontradas por alunos com Transtorno do Espectro do Autista-TEA, dando ênfase em como estes se desenvolvem no ensino de biologia no ensino médio. O TEA é caracterizado por reunir desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância; onde pode se manifestar nas crianças por dificuldades no desenvolvimento da fala, relacionamento anormal com as pessoas do seu meio social, bem como com objetos e novos ambientes. A pesquisa tem por objetivo investigar as dúvidas surgidas a partir dos desafios encontrados pelos profissionais da educação básica, pois em grande parte, os docentes não possuem uma qualificação adequada para trabalhar com os alunos que estão neste espectro; visto que há um grau de variedade dentro desta temática. Em tratando-se da disciplina de biologia, por si só, muitas vezes a mesma não prende/chama à atenção do aluno, por conta de sua metodologia clássica, além da linguagem técnica e abstrata. Tais fatores citados exigem do profissional que façam o uso de transposições didáticas de forma adequada e também o uso de diversas estratégias e recursos didáticos metodológicos; onde as estratégias que o docente deve usar para alunos com TEA, variam desde o desenvolvimento de metodologias de participação ativa para que os alunos consigam desenvolvê-las ao longo do processo de aprendizagem, como o uso da pedagogia da autonomia. Por justificativa, o presente estudo afirma que a inclusão de alunos portadores do TEA é um desafio para as escolas, principalmente para os professores, que por muitas vezes não possuem a formação ideal. Como resultados, espera-se desenvolver práticas que atendam à demanda que o assunto abrange, requerendo esforços de toda a comunidade escolar, e civil das famílias, dos poderes públicos e da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14292_TB2467_10122023170735.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY BEATRIZ DA SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANNY"
    "autor_email" => "anny.b@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo em desenvolvimento, caracteriza-se como uma revisão bibliográfica sistematizada de caráter explicativo, onde será abordado as dificuldades encontradas por alunos com Transtorno do Espectro do Autista-TEA, dando ênfase em como estes se desenvolvem no ensino de biologia no ensino médio. O TEA é caracterizado por reunir desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância; onde pode se manifestar nas crianças por dificuldades no desenvolvimento da fala, relacionamento anormal com as pessoas do seu meio social, bem como com objetos e novos ambientes. A pesquisa tem por objetivo investigar as dúvidas surgidas a partir dos desafios encontrados pelos profissionais da educação básica, pois em grande parte, os docentes não possuem uma qualificação adequada para trabalhar com os alunos que estão neste espectro; visto que há um grau de variedade dentro desta temática. Em tratando-se da disciplina de biologia, por si só, muitas vezes a mesma não prende/chama à atenção do aluno, por conta de sua metodologia clássica, além da linguagem técnica e abstrata. Tais fatores citados exigem do profissional que façam o uso de transposições didáticas de forma adequada e também o uso de diversas estratégias e recursos didáticos metodológicos; onde as estratégias que o docente deve usar para alunos com TEA, variam desde o desenvolvimento de metodologias de participação ativa para que os alunos consigam desenvolvê-las ao longo do processo de aprendizagem, como o uso da pedagogia da autonomia. Por justificativa, o presente estudo afirma que a inclusão de alunos portadores do TEA é um desafio para as escolas, principalmente para os professores, que por muitas vezes não possuem a formação ideal. Como resultados, espera-se desenvolver práticas que atendam à demanda que o assunto abrange, requerendo esforços de toda a comunidade escolar, e civil das famílias, dos poderes públicos e da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.