Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIENCIANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA LICEU DE ACOPIARA DEP. FRANCISCO ALVES SOBRINHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96456
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2379
    "inscrito_id" => 13214
    "titulo" => "EXPERIENCIANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA LICEU DE ACOPIARA DEP. FRANCISCO ALVES SOBRINHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência de uma atividade desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Iguatu, no curso de Licenciatura em Geografia. O programa visa a aproximação entre as universidades e as escolas públicas de Educação Básica, além de proporcionar aos discentes de Nível Superior uma vivência do cotidiano do chão da escola, que contribua no processo formativo do licenciando. Desse modo, o texto aqui apresentado objetiva relatar as experiências vivenciadas durante o período de fevereiro a maio de 2023, por meio de uma atividade desenvolvida em cinco turmas de 1º ano do ensino médio. A metodologia utilizada se qualificou em uma abordagem descritiva de uma dinâmica com Quiz, que se constituiu em uma gincana de perguntas e respostas realizada em grupos. Como resultados observados, destaca-se que a prática de metodologias alternativas contribui com a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, promovendo uma educação que se distancia do ensino tradicional. Por fim, conclui-se que as práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula evidenciaram a importância do PIBID para a formação da identidade docente e do processo de aprendizagem dos estudantes da escola parceira do programa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582f8a692576_20122023112230.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 11:22:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA GONÇALVES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "REBECA"
    "autor_email" => "rebeca.goncalves.vieira08"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96456
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2379
    "inscrito_id" => 13214
    "titulo" => "EXPERIENCIANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA LICEU DE ACOPIARA DEP. FRANCISCO ALVES SOBRINHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência de uma atividade desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Iguatu, no curso de Licenciatura em Geografia. O programa visa a aproximação entre as universidades e as escolas públicas de Educação Básica, além de proporcionar aos discentes de Nível Superior uma vivência do cotidiano do chão da escola, que contribua no processo formativo do licenciando. Desse modo, o texto aqui apresentado objetiva relatar as experiências vivenciadas durante o período de fevereiro a maio de 2023, por meio de uma atividade desenvolvida em cinco turmas de 1º ano do ensino médio. A metodologia utilizada se qualificou em uma abordagem descritiva de uma dinâmica com Quiz, que se constituiu em uma gincana de perguntas e respostas realizada em grupos. Como resultados observados, destaca-se que a prática de metodologias alternativas contribui com a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, promovendo uma educação que se distancia do ensino tradicional. Por fim, conclui-se que as práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula evidenciaram a importância do PIBID para a formação da identidade docente e do processo de aprendizagem dos estudantes da escola parceira do programa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582f8a692576_20122023112230.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 11:22:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA GONÇALVES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "REBECA"
    "autor_email" => "rebeca.goncalves.vieira08"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência de uma atividade desenvolvida através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concebido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Iguatu, no curso de Licenciatura em Geografia. O programa visa a aproximação entre as universidades e as escolas públicas de Educação Básica, além de proporcionar aos discentes de Nível Superior uma vivência do cotidiano do chão da escola, que contribua no processo formativo do licenciando. Desse modo, o texto aqui apresentado objetiva relatar as experiências vivenciadas durante o período de fevereiro a maio de 2023, por meio de uma atividade desenvolvida em cinco turmas de 1º ano do ensino médio. A metodologia utilizada se qualificou em uma abordagem descritiva de uma dinâmica com Quiz, que se constituiu em uma gincana de perguntas e respostas realizada em grupos. Como resultados observados, destaca-se que a prática de metodologias alternativas contribui com a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, promovendo uma educação que se distancia do ensino tradicional. Por fim, conclui-se que as práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula evidenciaram a importância do PIBID para a formação da identidade docente e do processo de aprendizagem dos estudantes da escola parceira do programa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.