O presente artigo apresenta o ensino do conceito de migração e os processos subsequentes deste para alunos do 5° Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental da região metropolitana de Belém (RMB), durante o Estágio supervisionado II do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará e analisou-se as perspectivas dos alunos em relação aos processos migratórios por meio da abordagem interdisciplinar de contextos regionais. O trabalho tem o objetivo de apresentar e compreender que a migração é o deslocamento de pessoas nos lugares e que esse processo ocorre a partir de diferentes motivações, buscou-se gerar discussões e reflexões acerca da dinâmica populacional e situação socioeconômica nas perspectivas regional e nacional. A metodologia ocorreu através da coleta de dados e pesquisou-se sobre as origens dos alunos e seus parentes, esclarecendo conceitos a partir de eventos cotidianos, caracterizando os tipos de migração, fatores de repulsão e atração e explorou-se a musicalidade (Encontros e Despedidas de Milton Nascimento) como recurso audiovisual. Levou-se em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. (AUSEBEL 1980) Em seguida, aplicou-se um exercício interacional em grupos, utilizando-se da representação gráfica para a fixação do tema proposto, como Cazorla (2002) argumenta, que os gráficos são sem dúvida, a forma mais efetiva de descrever, explorar e resumir um conjunto de dados. Resultou-se em um momento de compartilhamento dos produtos em sala de aula e observou-se a essência do processo de aprendizagem significativa.