PALEONTOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDAR OS PTEROSSAUROS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96371 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2259 "inscrito_id" => 7896 "titulo" => "PALEONTOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDAR OS PTEROSSAUROS" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática utilizando a ludicidade para explorar, discutir e analisar informações acerca do grupo Pterossauros e sobre os períodos geológicos. A sequência didática foi desenvolvida na escola Colégio Expansivo-Planalto com as turmas do 6° ano do ensino fundamental II, apresentando de forma clara, lúdica e didática as características dos Pterossauros, uma ordem extinta da classe Reptilia. O primeiro fóssil conhecido foi descrito por Cosimo colline, o mais conhecido é o do Pterodáctilo, descrito por ele em 1784. O nosso intuito foi disseminar e divulgar informações sobre esses animais fascinantes que habitaram o nosso planeta há milhões de anos atrás. Este estudo foi implementado em 2 etapas: Inicialmente, buscamos apresentar como era o período Mesozóico há aproximadamente 250 milhões de anos, e quais fatores favoreciam a reprodução dessas espécies. Demonstramos o habitat desses animais quando planavam sobre a Terra e explicamos as características dos Pterossauros e sua extinção, há cerca de 66 milhões de anos atrás. Nosso objetivo foi transmitir aos alunos conhecimentos científicos sobre esses animais de maneira acessível e clara. Logo após, pedimos para que os alunos realizassem desenhos representando as estruturas morfológicas desses animais, como o tipo de pele e se tinham penas ou escamas. Os alunos foram encorajados a criar ilustrações que representassem as semelhanças mais precisas possíveis desses animais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659c533b15f0e_08012024165539.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-08 16:55:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILBERTO THIAGO PEREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "GILBERTO" "autor_email" => "gilbertothiagotavares@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96371 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2259 "inscrito_id" => 7896 "titulo" => "PALEONTOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDAR OS PTEROSSAUROS" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática utilizando a ludicidade para explorar, discutir e analisar informações acerca do grupo Pterossauros e sobre os períodos geológicos. A sequência didática foi desenvolvida na escola Colégio Expansivo-Planalto com as turmas do 6° ano do ensino fundamental II, apresentando de forma clara, lúdica e didática as características dos Pterossauros, uma ordem extinta da classe Reptilia. O primeiro fóssil conhecido foi descrito por Cosimo colline, o mais conhecido é o do Pterodáctilo, descrito por ele em 1784. O nosso intuito foi disseminar e divulgar informações sobre esses animais fascinantes que habitaram o nosso planeta há milhões de anos atrás. Este estudo foi implementado em 2 etapas: Inicialmente, buscamos apresentar como era o período Mesozóico há aproximadamente 250 milhões de anos, e quais fatores favoreciam a reprodução dessas espécies. Demonstramos o habitat desses animais quando planavam sobre a Terra e explicamos as características dos Pterossauros e sua extinção, há cerca de 66 milhões de anos atrás. Nosso objetivo foi transmitir aos alunos conhecimentos científicos sobre esses animais de maneira acessível e clara. Logo após, pedimos para que os alunos realizassem desenhos representando as estruturas morfológicas desses animais, como o tipo de pele e se tinham penas ou escamas. Os alunos foram encorajados a criar ilustrações que representassem as semelhanças mais precisas possíveis desses animais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659c533b15f0e_08012024165539.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-08 16:55:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILBERTO THIAGO PEREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "GILBERTO" "autor_email" => "gilbertothiagotavares@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }