Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DISCURSIVAS NOS CONTEXTOS DAS REDES SOCIAS MEDIADAS PELA INTERNET; LETRAMENTOS NECESSÁRIOS PARA INTERAÇÃO NA SOCIEDADE INFORMATIZADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96192
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2024
    "inscrito_id" => 4928
    "titulo" => "PRÁTICAS DISCURSIVAS NOS CONTEXTOS DAS REDES SOCIAS MEDIADAS PELA INTERNET; LETRAMENTOS NECESSÁRIOS PARA INTERAÇÃO NA SOCIEDADE INFORMATIZADA"
    "resumo" => "Estre trabalho tem como objetivo discutir sobre a movimentação própria da sociedade e como a escola e o processo de ensino e aprendizagem acompanham essas mudanças. Para isso faremos uso da pesquisa bibliográfica, utilizando como referência os autores; Adilson Odair Citelli (2014), Adam Schaff (1990), Walter Longo (2014), Moran (2000), Jesús Martín-Barbero (1996), Jairo Ferreira (2014) entre outros, que em suas obras discutem como a sociedade passa por mudanças e como a escola acompanha essas mudanças, quando dizemos escola não estamos nos referindo a uma escola específica e sim ao contexto educacional formal, que envolve muito mais que paredes e quadros negros. Ainda nessa discussão vamos delimitar um pouco mais as discussões para o ensino da língua portuguesa na atualidade, passando pelas definições de letramento, letramento digital e multiletramentos, utilizando como pano de fundo das discussões o que diz; Coscarelli (2009), Magda Soares (2012), Marcuschi (2008), Rojo (2012), Kleiman (2005), Street (2014), Ribeiro (2016) entre outros, acreditamos em um ensino mais dinâmico e ligado ao contexto social dos alunos, por isso defendemos a inclusão e discussão desses temas em pesquisas relacionados ao ensino de língua portuguesa e as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula na época da chamada sociedade informatizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4928_TB2024_03102023120338.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO AGRICIO PEREIRA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedroagricio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96192
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2024
    "inscrito_id" => 4928
    "titulo" => "PRÁTICAS DISCURSIVAS NOS CONTEXTOS DAS REDES SOCIAS MEDIADAS PELA INTERNET; LETRAMENTOS NECESSÁRIOS PARA INTERAÇÃO NA SOCIEDADE INFORMATIZADA"
    "resumo" => "Estre trabalho tem como objetivo discutir sobre a movimentação própria da sociedade e como a escola e o processo de ensino e aprendizagem acompanham essas mudanças. Para isso faremos uso da pesquisa bibliográfica, utilizando como referência os autores; Adilson Odair Citelli (2014), Adam Schaff (1990), Walter Longo (2014), Moran (2000), Jesús Martín-Barbero (1996), Jairo Ferreira (2014) entre outros, que em suas obras discutem como a sociedade passa por mudanças e como a escola acompanha essas mudanças, quando dizemos escola não estamos nos referindo a uma escola específica e sim ao contexto educacional formal, que envolve muito mais que paredes e quadros negros. Ainda nessa discussão vamos delimitar um pouco mais as discussões para o ensino da língua portuguesa na atualidade, passando pelas definições de letramento, letramento digital e multiletramentos, utilizando como pano de fundo das discussões o que diz; Coscarelli (2009), Magda Soares (2012), Marcuschi (2008), Rojo (2012), Kleiman (2005), Street (2014), Ribeiro (2016) entre outros, acreditamos em um ensino mais dinâmico e ligado ao contexto social dos alunos, por isso defendemos a inclusão e discussão desses temas em pesquisas relacionados ao ensino de língua portuguesa e as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula na época da chamada sociedade informatizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4928_TB2024_03102023120338.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO AGRICIO PEREIRA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedroagricio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Estre trabalho tem como objetivo discutir sobre a movimentação própria da sociedade e como a escola e o processo de ensino e aprendizagem acompanham essas mudanças. Para isso faremos uso da pesquisa bibliográfica, utilizando como referência os autores; Adilson Odair Citelli (2014), Adam Schaff (1990), Walter Longo (2014), Moran (2000), Jesús Martín-Barbero (1996), Jairo Ferreira (2014) entre outros, que em suas obras discutem como a sociedade passa por mudanças e como a escola acompanha essas mudanças, quando dizemos escola não estamos nos referindo a uma escola específica e sim ao contexto educacional formal, que envolve muito mais que paredes e quadros negros. Ainda nessa discussão vamos delimitar um pouco mais as discussões para o ensino da língua portuguesa na atualidade, passando pelas definições de letramento, letramento digital e multiletramentos, utilizando como pano de fundo das discussões o que diz; Coscarelli (2009), Magda Soares (2012), Marcuschi (2008), Rojo (2012), Kleiman (2005), Street (2014), Ribeiro (2016) entre outros, acreditamos em um ensino mais dinâmico e ligado ao contexto social dos alunos, por isso defendemos a inclusão e discussão desses temas em pesquisas relacionados ao ensino de língua portuguesa e as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula na época da chamada sociedade informatizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.