Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O debate acerca da inclusão escolar é recorrente em nosso país, principalmente pelo aumento de estudantes com deficiência matriculados nas escolas regulares, requerendo dos professores práticas pedagógicas diversas para oportunizar a aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa se propõe analisar e descrever o trabalho colaborativo das/os professoras/es regulares, de biblioteca e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola Municipal Engenho do Meio, da rede de ensino de Recife, apontando que na organização do trabalho pedagógico é possível encontrar estratégias metodológicas diversas, no intuito de incluir o estudante com deficiência, através da participação ativa, durante o ensino remoto emergencial ofertado em pleno isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19. A experiência foi desenvolvida em 2021 e 2022, quando a equipe escolar reunia-se através de vídeos chamadas semanais para construir coletivamente os projetos desenvolvidos junto às turmas da Educação de Jovens e Adultos e para planejar as adaptações que seriam realizadas visando garantir a participação de todos de forma autônoma, dentro dos princípios da equidade e do Desenho Universal da Aprendizagem. Os estudantes participaram principalmente através do WhatsApp, sendo necessário envolver as famílias e utilizar estratégias de acessibilidade aos conteúdos em diversos momentos, como vídeos legendados, com tradução em Língua Brasileira de Sinais, além de atividades adaptadas ao perfil de aprendizagem, independente do estudante apresentar ou não deficiência. Percebe-se que esta ação coletiva, envolvendo todos os professores, coordenação e gestão escolar, com foco no ensino colaborativo e na troca de saberes entre os pares, contribui com o crescimento para todos, constituindo-se como um caminho para a efetivação de uma proposta de educação verdadeiramente inclusiva, oportunizando a quebra de barreiras atitudinais e metodológicas, desconstruindo estereótipos e encorajando outros professores, famílias e sociedade em geral a fortalecer este movimento social e político que se chama inclusão escolar.

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