Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDANDO CALOR ESPECÍFICO NA PRÁTICA COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade experimental utilizando materiais de fácil acesso para o ensino de calor específico para alunos do Ensino Médio. O calor específico é uma propriedade física que indica a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de uma determinada quantidade de uma substância por unidade de massa, sendo uma grandeza fundamental na termodinâmica, relacionando-se com a capacidade térmica dos materiais, a transferência de calor e equilíbrio térmico. A Física como ciência, tem na experimentação um forte aliado. Os experimentos são uma ferramenta para a compreensão de alguns fenômenos e apropriação de conceitos de forma mais ativa e concreta, contribuindo para a reconstrução dos desafios propostos pela teoria. Porém a realidade de algumas escolas públicas não permite essas práticas, principalmente devido a infraestrutura limitada, falta de laboratório e até de experimentos. Sendo assim, faz-se necessário criar estratégias para inserir essas práticas no cotidiano dos alunos. Atuando no Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de licenciatura em Física do IFRN – campus Santa Cruz, foi desenvolvida uma aula prática utilizando uma vela como fonte de calor, três bexigas de plástico, cada uma com um material diferente: água, areia e ar. A atividade consiste em demonstrar experimentalmente que substâncias diferentes necessitam de diferentes quantidades de calor para elevar sua temperatura levando em conta suas propriedades físicas, por isso as bexigas estouram em tempos diferentes. A atividade proposta pode ser aplicada nos três anos do Ensino Médio, podendo ser utilizada como forma de introduzir e/ou construir conceitos relacionados à termodinâmica. Com isso, espera-se que os alunos se envolvam com a prática proposta, elevando os níveis de aprendizagem, compreendendo os principais conceitos de termodinâmica. Por fim, destaca-se a importância das atividades práticas em Física, a fim de proporcionar uma aprendizagem mais completa e relacionada à realidade dos estudantes.

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