Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, SIGNIFICADO DE CONTEÚDO, CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS Comunicação Científica (CC) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
0 of 0
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9609 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 264 "inscrito_id" => 17 "titulo" => "DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão dos conteúdos matemáticos. O artigo tem como objetivos verificar os principais fatores que causam essas dificuldades: Como nós professores da Educação Básica podemos contribuir para minimizar tais dificuldades? Qual o papel da escola nesse processo? A Matemática serve para não matemáticos? Como a linguagem pode contribuir nesse processo? Qual o significado da Matemática para os alunos? De forma que tragam os alunos para o meio e que eles compreendam que a matemática é uma ferramenta importantíssima para entender o mundo em que vivemos e que possam interagir de forma eficaz nas mudanças que acontecem, os conhecimentos matemáticos são necessários para resolver situações do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais, e durante toda sua formação. A idéia da pesquisa surgiu a partir das discussões e reflexões de textos, vistos na disciplina Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que abordam as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, dando ênfase nas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Analisou-se cada trabalho, verificou-se as idéias de cada autor. A partir daí e diante da experiência de sala de aula, do convívio diretamente com os envolvidos no processo, que são os alunos, foi produzido o texto. Observou-se que os alunos não dão muita importância para a compreensão da matemática por vários motivos: falta de significados e aplicabilidade dos conteúdos; os alunos não conseguem fazer a relação entre a matemática do cotidiano com a matemática escolar, não construindo assim, o conhecimento científico; o aluno não tem domínio da linguagem matemática, há sempre um confronto entre a linguagem matemática da escola com a linguagem matemática corrente no dia-a-dia. Constatou-se com isso, que os alunos não conseguem enxergar que a disciplina traz um entendimento melhor de mundo. Esta pesquisa foi muito produtiva, pois mostrou que algumas dessas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática se dão por falta de uma boa formação de professores, como também, a formação continuada, entre outras dificuldades que nós, professores, podemos solucionar, fazendo uma auto-aviliação da nossa docência e trazer para dentro das salas de aula a matemática da rua, tornando assim, as aulas mais prazerosas e interessantes para os alunos.Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão d" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, SIGNIFICADO DE CONTEÚDO, CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_10_2014_14_28_49_idinscrito_920_7900adce4d2dcb5db83adbe6357c9cf1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILBERTO BESERRA DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "GILBERTO FILHO" "autor_email" => "gilbertobeserra.filho@bol" "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÕA DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9609 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 264 "inscrito_id" => 17 "titulo" => "DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão dos conteúdos matemáticos. O artigo tem como objetivos verificar os principais fatores que causam essas dificuldades: Como nós professores da Educação Básica podemos contribuir para minimizar tais dificuldades? Qual o papel da escola nesse processo? A Matemática serve para não matemáticos? Como a linguagem pode contribuir nesse processo? Qual o significado da Matemática para os alunos? De forma que tragam os alunos para o meio e que eles compreendam que a matemática é uma ferramenta importantíssima para entender o mundo em que vivemos e que possam interagir de forma eficaz nas mudanças que acontecem, os conhecimentos matemáticos são necessários para resolver situações do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais, e durante toda sua formação. A idéia da pesquisa surgiu a partir das discussões e reflexões de textos, vistos na disciplina Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que abordam as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, dando ênfase nas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Analisou-se cada trabalho, verificou-se as idéias de cada autor. A partir daí e diante da experiência de sala de aula, do convívio diretamente com os envolvidos no processo, que são os alunos, foi produzido o texto. Observou-se que os alunos não dão muita importância para a compreensão da matemática por vários motivos: falta de significados e aplicabilidade dos conteúdos; os alunos não conseguem fazer a relação entre a matemática do cotidiano com a matemática escolar, não construindo assim, o conhecimento científico; o aluno não tem domínio da linguagem matemática, há sempre um confronto entre a linguagem matemática da escola com a linguagem matemática corrente no dia-a-dia. Constatou-se com isso, que os alunos não conseguem enxergar que a disciplina traz um entendimento melhor de mundo. Esta pesquisa foi muito produtiva, pois mostrou que algumas dessas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática se dão por falta de uma boa formação de professores, como também, a formação continuada, entre outras dificuldades que nós, professores, podemos solucionar, fazendo uma auto-aviliação da nossa docência e trazer para dentro das salas de aula a matemática da rua, tornando assim, as aulas mais prazerosas e interessantes para os alunos.Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão d" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, SIGNIFICADO DE CONTEÚDO, CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_10_2014_14_28_49_idinscrito_920_7900adce4d2dcb5db83adbe6357c9cf1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILBERTO BESERRA DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "GILBERTO FILHO" "autor_email" => "gilbertobeserra.filho@bol" "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÕA DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão dos conteúdos matemáticos. O artigo tem como objetivos verificar os principais fatores que causam essas dificuldades: Como nós professores da Educação Básica podemos contribuir para minimizar tais dificuldades? Qual o papel da escola nesse processo? A Matemática serve para não matemáticos? Como a linguagem pode contribuir nesse processo? Qual o significado da Matemática para os alunos? De forma que tragam os alunos para o meio e que eles compreendam que a matemática é uma ferramenta importantíssima para entender o mundo em que vivemos e que possam interagir de forma eficaz nas mudanças que acontecem, os conhecimentos matemáticos são necessários para resolver situações do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais, e durante toda sua formação. A idéia da pesquisa surgiu a partir das discussões e reflexões de textos, vistos na disciplina Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que abordam as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, dando ênfase nas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Analisou-se cada trabalho, verificou-se as idéias de cada autor. A partir daí e diante da experiência de sala de aula, do convívio diretamente com os envolvidos no processo, que são os alunos, foi produzido o texto. Observou-se que os alunos não dão muita importância para a compreensão da matemática por vários motivos: falta de significados e aplicabilidade dos conteúdos; os alunos não conseguem fazer a relação entre a matemática do cotidiano com a matemática escolar, não construindo assim, o conhecimento científico; o aluno não tem domínio da linguagem matemática, há sempre um confronto entre a linguagem matemática da escola com a linguagem matemática corrente no dia-a-dia. Constatou-se com isso, que os alunos não conseguem enxergar que a disciplina traz um entendimento melhor de mundo. Esta pesquisa foi muito produtiva, pois mostrou que algumas dessas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática se dão por falta de uma boa formação de professores, como também, a formação continuada, entre outras dificuldades que nós, professores, podemos solucionar, fazendo uma auto-aviliação da nossa docência e trazer para dentro das salas de aula a matemática da rua, tornando assim, as aulas mais prazerosas e interessantes para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.