Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE FÍSICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96079
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1873
    "inscrito_id" => 9932
    "titulo" => "PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE FÍSICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O intuito deste trabalho foi desenvolver um vídeo explicativo sobre Leis de Newton e Equilíbrio. Essa atividade foi proposta dentro do Subprojeto de Física do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- (PIBID/CAPES), realizado no IFPE, no curso de Licenciatura em Física, visando a divulgação científica dos temas abordados dentro do projeto para a comunidade acadêmica. A elaboração do vídeo foi feita por 5 discentes, os quais, montaram um roteiro de falas para gravação. Esse roteiro ficou constituído de parte teórica que buscou explicar os conceitos dos temas referidos, além de uma parte experimental, onde foram demonstrados dois experimentos de baixo custo. Após as gravações e edições, foram realizadas revisões a fim de melhorar o produto final. A atividade se mostrou efetiva no desenvolvimento das capacidades docentes dos estudantes do projeto, uma vez que esses buscaram as melhores maneiras de transmitir o conteúdo, levando a uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Foi discutida também a importância da internet como meio de divulgação de conhecimentos gratuitos das Ciências da Natureza, tendo em vista que grande parte dos estudantes têm dificuldades nessa área. Através da postagem do vídeo em uma plataforma online pública, a comunidade estudantil pode ter acesso gratuito ao conteúdo e assim complementar seus estudos pessoais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9932_TB1873_20112023115511.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN VICTOR DE MENDONÇA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Luan Mendonça"
    "autor_email" => "lvms4@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96079
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1873
    "inscrito_id" => 9932
    "titulo" => "PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE FÍSICA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O intuito deste trabalho foi desenvolver um vídeo explicativo sobre Leis de Newton e Equilíbrio. Essa atividade foi proposta dentro do Subprojeto de Física do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- (PIBID/CAPES), realizado no IFPE, no curso de Licenciatura em Física, visando a divulgação científica dos temas abordados dentro do projeto para a comunidade acadêmica. A elaboração do vídeo foi feita por 5 discentes, os quais, montaram um roteiro de falas para gravação. Esse roteiro ficou constituído de parte teórica que buscou explicar os conceitos dos temas referidos, além de uma parte experimental, onde foram demonstrados dois experimentos de baixo custo. Após as gravações e edições, foram realizadas revisões a fim de melhorar o produto final. A atividade se mostrou efetiva no desenvolvimento das capacidades docentes dos estudantes do projeto, uma vez que esses buscaram as melhores maneiras de transmitir o conteúdo, levando a uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Foi discutida também a importância da internet como meio de divulgação de conhecimentos gratuitos das Ciências da Natureza, tendo em vista que grande parte dos estudantes têm dificuldades nessa área. Através da postagem do vídeo em uma plataforma online pública, a comunidade estudantil pode ter acesso gratuito ao conteúdo e assim complementar seus estudos pessoais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9932_TB1873_20112023115511.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN VICTOR DE MENDONÇA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Luan Mendonça"
    "autor_email" => "lvms4@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O intuito deste trabalho foi desenvolver um vídeo explicativo sobre Leis de Newton e Equilíbrio. Essa atividade foi proposta dentro do Subprojeto de Física do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- (PIBID/CAPES), realizado no IFPE, no curso de Licenciatura em Física, visando a divulgação científica dos temas abordados dentro do projeto para a comunidade acadêmica. A elaboração do vídeo foi feita por 5 discentes, os quais, montaram um roteiro de falas para gravação. Esse roteiro ficou constituído de parte teórica que buscou explicar os conceitos dos temas referidos, além de uma parte experimental, onde foram demonstrados dois experimentos de baixo custo. Após as gravações e edições, foram realizadas revisões a fim de melhorar o produto final. A atividade se mostrou efetiva no desenvolvimento das capacidades docentes dos estudantes do projeto, uma vez que esses buscaram as melhores maneiras de transmitir o conteúdo, levando a uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem. Foi discutida também a importância da internet como meio de divulgação de conhecimentos gratuitos das Ciências da Natureza, tendo em vista que grande parte dos estudantes têm dificuldades nessa área. Através da postagem do vídeo em uma plataforma online pública, a comunidade estudantil pode ter acesso gratuito ao conteúdo e assim complementar seus estudos pessoais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.