JARDIM DA DIVISÃO: MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE DIVISÃO PARA SURDOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95961 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1721 "inscrito_id" => 12598 "titulo" => "JARDIM DA DIVISÃO: MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE DIVISÃO PARA SURDOS" "resumo" => "O espaço escolar é um ambiente fundamental para a formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Para estudantes surdos, esse espaço pode ser a sala de aula inclusiva ou um Centro Estadual de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento ao Surdo (CAS). Em todo o Brasil os CAS atuam como Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e possuem entre suas responsabilidades o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis, conforme a Política Nacional de Educação Especial (PNEE). Ao verificarmos em nossa prática docente que há uma dificuldade dos estudantes surdos do CAS Natal em efetuar o cálculo da divisão e constatarmos na pesquisa de Dessbesel, Silva e Shimazaki (2018) que a dificuldade ocorre em outros espaços, propomos nesse artigo investigar como a construção de materiais manipuláveis pode contribuir para o aprendizado da divisão por estudantes surdos. Dessa forma, temos como objetivo principal dar acesso ao estudo da divisão de forma lúdica e visual, facilitando sua aprendizagem. Como objetivos secundários buscamos avaliar quais materiais são adequados ao perfil da turma, produzir com os alunos os materiais didáticos conforme Colaço (2018), verificar sua utilização e avaliar se houve melhora na resolução de problemas envolvendo divisão. Para alcançarmos esse objetivo utilizamos a pesquisa experimental conforme Gil (2007) em que temos o objeto de estudo o acesso ao estudo da divisão por estudantes surdos, a variável que influencia esse objeto sendo os materiais manipuláveis, o controle (avaliação do material) e os efeitos que as variáveis produzem no objeto (melhora ou não na habilidade de efetuar divisões)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12598_TB1721_04102023223131.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA CAROLINE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Caroline Silva" "autor_email" => "carolinesilva020501@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95961 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1721 "inscrito_id" => 12598 "titulo" => "JARDIM DA DIVISÃO: MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE DIVISÃO PARA SURDOS" "resumo" => "O espaço escolar é um ambiente fundamental para a formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade. Para estudantes surdos, esse espaço pode ser a sala de aula inclusiva ou um Centro Estadual de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento ao Surdo (CAS). Em todo o Brasil os CAS atuam como Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e possuem entre suas responsabilidades o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis, conforme a Política Nacional de Educação Especial (PNEE). Ao verificarmos em nossa prática docente que há uma dificuldade dos estudantes surdos do CAS Natal em efetuar o cálculo da divisão e constatarmos na pesquisa de Dessbesel, Silva e Shimazaki (2018) que a dificuldade ocorre em outros espaços, propomos nesse artigo investigar como a construção de materiais manipuláveis pode contribuir para o aprendizado da divisão por estudantes surdos. Dessa forma, temos como objetivo principal dar acesso ao estudo da divisão de forma lúdica e visual, facilitando sua aprendizagem. Como objetivos secundários buscamos avaliar quais materiais são adequados ao perfil da turma, produzir com os alunos os materiais didáticos conforme Colaço (2018), verificar sua utilização e avaliar se houve melhora na resolução de problemas envolvendo divisão. Para alcançarmos esse objetivo utilizamos a pesquisa experimental conforme Gil (2007) em que temos o objeto de estudo o acesso ao estudo da divisão por estudantes surdos, a variável que influencia esse objeto sendo os materiais manipuláveis, o controle (avaliação do material) e os efeitos que as variáveis produzem no objeto (melhora ou não na habilidade de efetuar divisões)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12598_TB1721_04102023223131.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA CAROLINE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Caroline Silva" "autor_email" => "carolinesilva020501@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }