Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PLANTAÇÃO DE MUDAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95899
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1642
    "inscrito_id" => 9279
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PLANTAÇÃO DE MUDAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara, na Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro. Considerando que no ambiente escolar uso de métodos tradicionais de ensino são mais frequentes, e que em decorrência disso o incentivo a implementação de práticas ambientais não ocorre com tanta regularidade, objetiva-se com este trabalho estimular os alunos a promoverem ações dentro e fora da escola voltadas para questões ambientais. Nesta perspectiva, a utilização de sacos plásticos para plantação de mudas se apresenta como uma proposta consistente e prática de Educação Ambiental. A prática educativa foi realizada em uma turma de Ensino Médio por meio de uma oficina dividida em duas etapas: inicialmente foi realizada a explanação teórica na sala de aula e, posteriormente, foi desenvolvida a prática na área externa da escola. Após a oficina, foi aplicado um questionário contendo dez perguntas objetivas referentes à prática executada. Obteve-se como resultado que 66% dos estudantes nunca haviam participado de nenhuma atividade prática relacionada à Educação Ambiental no ambiente escolar. Este dado corrobora com o número de estudantes que participaram pela primeira vez de uma atividade de plantio de mudas (66%). A grande maioria dos alunos (91%) consideraram o plantio de mudas como estratégia pedagógica para a promoção da Educação Ambiental. A prática educativa foi considerada positiva por todos os participantes, sendo sinalizado, que evidenciaram também a importância de trabalhar a Educação Ambiental em ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9279_TB1642_10102023174206.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA FERREIRA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA FREITAS"
    "autor_email" => "andreia.ferreira.freitas0"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95899
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1642
    "inscrito_id" => 9279
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PLANTAÇÃO DE MUDAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara, na Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro. Considerando que no ambiente escolar uso de métodos tradicionais de ensino são mais frequentes, e que em decorrência disso o incentivo a implementação de práticas ambientais não ocorre com tanta regularidade, objetiva-se com este trabalho estimular os alunos a promoverem ações dentro e fora da escola voltadas para questões ambientais. Nesta perspectiva, a utilização de sacos plásticos para plantação de mudas se apresenta como uma proposta consistente e prática de Educação Ambiental. A prática educativa foi realizada em uma turma de Ensino Médio por meio de uma oficina dividida em duas etapas: inicialmente foi realizada a explanação teórica na sala de aula e, posteriormente, foi desenvolvida a prática na área externa da escola. Após a oficina, foi aplicado um questionário contendo dez perguntas objetivas referentes à prática executada. Obteve-se como resultado que 66% dos estudantes nunca haviam participado de nenhuma atividade prática relacionada à Educação Ambiental no ambiente escolar. Este dado corrobora com o número de estudantes que participaram pela primeira vez de uma atividade de plantio de mudas (66%). A grande maioria dos alunos (91%) consideraram o plantio de mudas como estratégia pedagógica para a promoção da Educação Ambiental. A prática educativa foi considerada positiva por todos os participantes, sendo sinalizado, que evidenciaram também a importância de trabalhar a Educação Ambiental em ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9279_TB1642_10102023174206.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA FERREIRA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA FREITAS"
    "autor_email" => "andreia.ferreira.freitas0"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara, na Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro. Considerando que no ambiente escolar uso de métodos tradicionais de ensino são mais frequentes, e que em decorrência disso o incentivo a implementação de práticas ambientais não ocorre com tanta regularidade, objetiva-se com este trabalho estimular os alunos a promoverem ações dentro e fora da escola voltadas para questões ambientais. Nesta perspectiva, a utilização de sacos plásticos para plantação de mudas se apresenta como uma proposta consistente e prática de Educação Ambiental. A prática educativa foi realizada em uma turma de Ensino Médio por meio de uma oficina dividida em duas etapas: inicialmente foi realizada a explanação teórica na sala de aula e, posteriormente, foi desenvolvida a prática na área externa da escola. Após a oficina, foi aplicado um questionário contendo dez perguntas objetivas referentes à prática executada. Obteve-se como resultado que 66% dos estudantes nunca haviam participado de nenhuma atividade prática relacionada à Educação Ambiental no ambiente escolar. Este dado corrobora com o número de estudantes que participaram pela primeira vez de uma atividade de plantio de mudas (66%). A grande maioria dos alunos (91%) consideraram o plantio de mudas como estratégia pedagógica para a promoção da Educação Ambiental. A prática educativa foi considerada positiva por todos os participantes, sendo sinalizado, que evidenciaram também a importância de trabalhar a Educação Ambiental em ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.