Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CIÊNCIA POR TRÁS DA ASTÚCIA DE SHERLOCK HOLMES: EXPLORANDO A QUÍMICA FORENSE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Personagens fictícios são bastante usados em atividades educativas lúdicas, auxiliando os alunos na compreensão de conteúdos de diferentes gêneros fazendo uso de uma linguagem mais simples e agradável e está se tornando uma ação cada vez mais praticada nas escolas. A utilização dos personagens facilita com que os alunos desenvolvam sua imaginação e criatividade, aumentando sua motivação para aprender. Visando essa forma de lecionar, analisa-se que Sherlock Holmes, um personagem criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, é um detetive particular mundialmente conhecido por suas habilidades de solucionar casos criminais, utilizando métodos científicos, muitas das vezes inspirados na química. Sua história abrange várias áreas da química, como a análise de componentes químico para identificar substâncias e utilização de venenos e outras misturas tóxicas como métodos de assassinato. Holmes também possuía outras técnicas que eram utilizadas para a análise de impressão digital e exames de sangue para encontrar evidências e suspeitos do crime. Dessa forma, este artigo tem como objetivo, utilizar Holmes para explicar conteúdos de química, enfatizando a ciência forense, que assim como Sherlock, utiliza de métodos científicos para investigar crimes e analisar evidências. O desenvolvimento metodológico se organizou em duas etapas, focando na exposição que será realizada na feira de ciências proposta pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte: Primeiramente, foram feitas pesquisas sobre o personagem Sherlock e o seu modo de investigação. Em seguida, foi realizada uma análise de como incorporar o personagem nos estudos da química de forma dinâmica e interessante, sendo então, uma metodologia de caráter exploratório e com cunho bibliográfico. O projeto possui, como resultados esperados, contribuir para o avanço no campo da educação, auxiliando os professores no processo de ensino e aprendizagem utilizando métodos mais envolventes e interativos, estimulando a imaginação.

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