MARINHO, Adriana Cristina Trajano et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95794>. Acesso em: 13/11/2024 06:55
RESUMO Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre a leitura do texto literário na sala de aula. Por meio da pesquisa-ação, objetiva-se verificar como se dá a recepção do conto “O Menino do Oboé” de Oswaldo de Camargo pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Campina Grande-PB. A metodologia de natureza qualitativa, com vista a coleta de dados, tem por base a proposta da sequência expandida de Cosson (2018), associada ao método recepcional de Jauss (1979), com foco para o letramento literário e étnico-racial. Para tanto, o gênero conto da literatura afro-brasileira, além de inscrever o estudo na perspectiva da Lei 10.639/03, possibilitará uma leitura centrada em questões étnico-raciais. Utilizamos como referencial teórico os estudos de Munanga (2005 e 2010), Cuti (2010), Gomes (2003 e 2017), Candido (2011), Cosson (2018), Jauss (1979), Zilberman (1986, 1989 e 2012) Soares (2014) e Colomer (2007). Entendemos que, além de proporcionar o prazer estético pelo envolvimento com a narrativa literária, o conto “O Menino do Oboé” tende a possibilitar uma ampliação aos horizontes de expectativas dos alunos quanto às discussões sobre a identidade e a cultura negra neste representadas. Palavras-chave: Literatura Afro-brasileira. Formação do Leitor. Letramento étnico-racial.