A ARTE-EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA DE ADOLESCENTES E JOVENS, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95763 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1473 "inscrito_id" => 8495 "titulo" => "A ARTE-EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA DE ADOLESCENTES E JOVENS, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL." "resumo" => "Esse artigo pretende discutir como a Arte Educação se apresenta como estratégia para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens. O trabalho é realizado pela Fundação Gol de Letra, organização social, instituída em 1998 pelos ex-jogadores Raí e Leonardo. A partir da Educação Integral os espaços educativos são campos férteis para potencializar o aprender (ampliação de repertório cultural e educacional) o conviver (desenvolvimento de valores e regras de convivência) e o multiplicar (formação de adolescentes e jovens como multiplicadores de conhecimentos e atitudes) com estratégias pedagógicas variadas tais como: Imaginação Sociológica, Arte Educação, Lazer, Cultura, Esporte Educacional, Educação Midiática, Educação para a paz, Cartografia, Formação para o Trabalho e Educação Antirracista. Considerando que a Educação Integral garante o desenvolvimento em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constitui como projeto coletivo, compartilhado por educandos, famílias, educadores, gestores e comunidades locais – as estratégias pedagógicas contribuem para impactar positivamente a vida das juventudes, seja na relação com os seus pares ou na preparação para a vida. A Arte na educação, alinhada às metodologias ativas, possibilitará a centralidade dos educandos no processo de aprendizagem, potencializando a interação, a ludicidade, a convivência, a expressão, a criticidade, a curiosidade, a troca de ideias, provocando-os a conciliarem diferentes conhecimentos na resolução de problemas do mundo real. Os resultados apresentados contemplam os processos coletivos de reflexão a partir de avaliação e auto avaliação que indicam o desenvolvimento de Habilidades para a vida: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8495_TB1473_05102023163428.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIANO NARCISO" "autor_nome_curto" => "cristiane maria" "autor_email" => "cristiane.narciso@goldele" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95763 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1473 "inscrito_id" => 8495 "titulo" => "A ARTE-EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA DE ADOLESCENTES E JOVENS, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL." "resumo" => "Esse artigo pretende discutir como a Arte Educação se apresenta como estratégia para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens. O trabalho é realizado pela Fundação Gol de Letra, organização social, instituída em 1998 pelos ex-jogadores Raí e Leonardo. A partir da Educação Integral os espaços educativos são campos férteis para potencializar o aprender (ampliação de repertório cultural e educacional) o conviver (desenvolvimento de valores e regras de convivência) e o multiplicar (formação de adolescentes e jovens como multiplicadores de conhecimentos e atitudes) com estratégias pedagógicas variadas tais como: Imaginação Sociológica, Arte Educação, Lazer, Cultura, Esporte Educacional, Educação Midiática, Educação para a paz, Cartografia, Formação para o Trabalho e Educação Antirracista. Considerando que a Educação Integral garante o desenvolvimento em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constitui como projeto coletivo, compartilhado por educandos, famílias, educadores, gestores e comunidades locais – as estratégias pedagógicas contribuem para impactar positivamente a vida das juventudes, seja na relação com os seus pares ou na preparação para a vida. A Arte na educação, alinhada às metodologias ativas, possibilitará a centralidade dos educandos no processo de aprendizagem, potencializando a interação, a ludicidade, a convivência, a expressão, a criticidade, a curiosidade, a troca de ideias, provocando-os a conciliarem diferentes conhecimentos na resolução de problemas do mundo real. Os resultados apresentados contemplam os processos coletivos de reflexão a partir de avaliação e auto avaliação que indicam o desenvolvimento de Habilidades para a vida: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8495_TB1473_05102023163428.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIANO NARCISO" "autor_nome_curto" => "cristiane maria" "autor_email" => "cristiane.narciso@goldele" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }