40 HORAS EM ANGICOS 60 ANOS DEPOIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95757 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1463 "inscrito_id" => 12734 "titulo" => "40 HORAS EM ANGICOS 60 ANOS DEPOIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Em 1963, na cidade de Angicos-RN, Paulo Freire desenvolveu seu projeto pioneiro de educação popular de jovens e adultos, no qual, alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas, a experiência rompia com a educação bancária e seguia em rumo a uma educação emancipatória e libertadora. Sessenta anos depois, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), organizou um evento para rememorar as “40 horas”. A programação possibilitou o encontro e o diálogo dos estudiosos de Freire, seus ex-alunos e monitores. Na ocasião discutiu-se o pensamento de Freire na atualidade, houve também lançamento de livros e documentários sobre a experiência. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo relatar a importância de Paulo Freire na educação e formação de professores e professoras, bem como, desenvolver o pensamento crítico, para promover uma educação conscientizadora e libertadora e enfatizar a importância de eventos que divulguem a experiência Freireana. Esta pesquisa se configura como qualitativa e de relato de experiência. Os autores que nos embasam são: Freire (1996), Gadotti (1992), Brandão (2016), Kohan (2021), Passos Júnior (2021) e Padilha (2002). A vivência foi enriquecedora, pois possibilitou aprofundarmos nossos conhecimentos sobre Freire e conhecermos in loco, onde aconteceu a primeira prática exitosa de alfabetização de jovens e adultos no país, e assim repensarmos nossa formação e prática docente. Aprender com o outro, através do olhar sensível, respeitar os saberes dos educandos, humildade e alegria são alguns dos ensinamentos de Freire que devem ser perpetuados no nosso fazer docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12734_TB1463_03052023172344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SARA DE MORAIS ARCANJO" "autor_nome_curto" => "PALOMA SARA" "autor_email" => "palomasara2607@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95757 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1463 "inscrito_id" => 12734 "titulo" => "40 HORAS EM ANGICOS 60 ANOS DEPOIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Em 1963, na cidade de Angicos-RN, Paulo Freire desenvolveu seu projeto pioneiro de educação popular de jovens e adultos, no qual, alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas, a experiência rompia com a educação bancária e seguia em rumo a uma educação emancipatória e libertadora. Sessenta anos depois, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), organizou um evento para rememorar as “40 horas”. A programação possibilitou o encontro e o diálogo dos estudiosos de Freire, seus ex-alunos e monitores. Na ocasião discutiu-se o pensamento de Freire na atualidade, houve também lançamento de livros e documentários sobre a experiência. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo relatar a importância de Paulo Freire na educação e formação de professores e professoras, bem como, desenvolver o pensamento crítico, para promover uma educação conscientizadora e libertadora e enfatizar a importância de eventos que divulguem a experiência Freireana. Esta pesquisa se configura como qualitativa e de relato de experiência. Os autores que nos embasam são: Freire (1996), Gadotti (1992), Brandão (2016), Kohan (2021), Passos Júnior (2021) e Padilha (2002). A vivência foi enriquecedora, pois possibilitou aprofundarmos nossos conhecimentos sobre Freire e conhecermos in loco, onde aconteceu a primeira prática exitosa de alfabetização de jovens e adultos no país, e assim repensarmos nossa formação e prática docente. Aprender com o outro, através do olhar sensível, respeitar os saberes dos educandos, humildade e alegria são alguns dos ensinamentos de Freire que devem ser perpetuados no nosso fazer docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12734_TB1463_03052023172344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SARA DE MORAIS ARCANJO" "autor_nome_curto" => "PALOMA SARA" "autor_email" => "palomasara2607@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }