É sabido que cada indivíduo traz consigo um leque de habilidades, capacidades e potencialidades estabelecidas ao longo do seu desenvolvimento. Essas características, no âmbito da educação escolar, podem ser potencializadas ou não, a depender da forma com são trabalhadas/estimuladas nas aulas. Para tanto, é necessário que os professores percebam esses aspectos, se os levam ou não em consideração no momento em que planejam suas aulas, a fim de articular os diferentes ritmos de aprendizagem e de cognição individuais em busca da aprendizagem efetiva dos alunos. Busca-se compreender, desta forma, como os professores são capazes de identificar essas nuances no corpo discente e quais estratégias são utilizadas por eles para promover a adequação das metodologias de ensino, em conformidade com a identidade de cada turma. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, utilizou-se de um questionário aberto para investigar as percepções dos professores supervisores, da Educação Básica, que atuam no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vinculados a um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública da região Centro-Sul do Ceará. Os resultados obtidos com o uso dessa metodologia apontam que, apesar de reconhecerem a importância dessa identificação individual e identitária da turma, os professores deparam-se com a insuficiência de condições necessárias para essa abordagem particularizada do corpo discente, haja vista que esse é um processo que requer tempo e que compreende uma série de fatores condicionantes secundários, que se configuram como desafios à essa prática docente e, em consequência, à adaptação metodológica da sua práxis de ensino. Em suma, embora a dimensão da particularidade seja importante, é fundamental que haja um projeto de formação emancipatório, atrelado a um projeto de nação, na direção da inclusão e da superação das desigualdades sociais.