Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS IMPASSES NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95685
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1368
    "inscrito_id" => 12591
    "titulo" => "PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS IMPASSES NAS ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Esse escrito consiste de um trabalho de Iniciação científica com foco no ensino e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A princípio, os objetivos específicos para este trabalho são: “(1) Conhecer e discutir as estratégias usadas para inclusão do aluno com TEA e os limites que se apresentam a esta prática de inclusão; (2) Analisar as concepções dos professores/monitores da sala de aula regular e dos especialistas da Sala de Atendimento Educacional Especializado sobre a inclusão do aluno com TEA." Para além desses objetivos, também foi discutida a necessidade de capacitação de professores e acompanhantes com profissionais qualificados visando a melhoria no processo de ensino, trazendo resultados significativos. Previamente fora feito um levantamento bibliográfico, para compreender como estavam as publicações de artigos relacionados com a temática principal, posteriormente foram levantados dados que trouxessem informações da legislação vigente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus direitos básicos à saúde, educação, lazer e afins. Após o levantamento bibliográfico, foi iniciada uma pesquisa de campo em um município do Estado de Alagoas - Matriz de Camaragibe -, algumas escolas foram entrevistadas. Metodologicamente, adotamos a entrevista semiestruturada em questionários objetivos realizada com o diretor da escola e com os professores de ensino regular, todo o trabalho seguiu em caráter sigiloso/confidencial. Os resultados mostram que grande parte dos docentes apresentam lacunas de conhecimento sobre esse transtorno, além de várias dificuldades, como elaboração do plano de desenvolvimento individual e desenvolvimento de intervenções Pedagógicas. Ficou claro também que, a gestão escolar em si necessita de profissionais qualificados para fornecer capacitação de qualidade para toda a comunidade docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659bfc6eb9152_08012024104518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-08 10:45:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA REBECA ALVES DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISADORA"
    "autor_email" => "isadora.silva@iqb.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95685
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1368
    "inscrito_id" => 12591
    "titulo" => "PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS IMPASSES NAS ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "Esse escrito consiste de um trabalho de Iniciação científica com foco no ensino e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A princípio, os objetivos específicos para este trabalho são: “(1) Conhecer e discutir as estratégias usadas para inclusão do aluno com TEA e os limites que se apresentam a esta prática de inclusão; (2) Analisar as concepções dos professores/monitores da sala de aula regular e dos especialistas da Sala de Atendimento Educacional Especializado sobre a inclusão do aluno com TEA." Para além desses objetivos, também foi discutida a necessidade de capacitação de professores e acompanhantes com profissionais qualificados visando a melhoria no processo de ensino, trazendo resultados significativos. Previamente fora feito um levantamento bibliográfico, para compreender como estavam as publicações de artigos relacionados com a temática principal, posteriormente foram levantados dados que trouxessem informações da legislação vigente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus direitos básicos à saúde, educação, lazer e afins. Após o levantamento bibliográfico, foi iniciada uma pesquisa de campo em um município do Estado de Alagoas - Matriz de Camaragibe -, algumas escolas foram entrevistadas. Metodologicamente, adotamos a entrevista semiestruturada em questionários objetivos realizada com o diretor da escola e com os professores de ensino regular, todo o trabalho seguiu em caráter sigiloso/confidencial. Os resultados mostram que grande parte dos docentes apresentam lacunas de conhecimento sobre esse transtorno, além de várias dificuldades, como elaboração do plano de desenvolvimento individual e desenvolvimento de intervenções Pedagógicas. Ficou claro também que, a gestão escolar em si necessita de profissionais qualificados para fornecer capacitação de qualidade para toda a comunidade docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659bfc6eb9152_08012024104518.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-08 10:45:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA REBECA ALVES DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISADORA"
    "autor_email" => "isadora.silva@iqb.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse escrito consiste de um trabalho de Iniciação científica com foco no ensino e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A princípio, os objetivos específicos para este trabalho são: “(1) Conhecer e discutir as estratégias usadas para inclusão do aluno com TEA e os limites que se apresentam a esta prática de inclusão; (2) Analisar as concepções dos professores/monitores da sala de aula regular e dos especialistas da Sala de Atendimento Educacional Especializado sobre a inclusão do aluno com TEA." Para além desses objetivos, também foi discutida a necessidade de capacitação de professores e acompanhantes com profissionais qualificados visando a melhoria no processo de ensino, trazendo resultados significativos. Previamente fora feito um levantamento bibliográfico, para compreender como estavam as publicações de artigos relacionados com a temática principal, posteriormente foram levantados dados que trouxessem informações da legislação vigente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus direitos básicos à saúde, educação, lazer e afins. Após o levantamento bibliográfico, foi iniciada uma pesquisa de campo em um município do Estado de Alagoas - Matriz de Camaragibe -, algumas escolas foram entrevistadas. Metodologicamente, adotamos a entrevista semiestruturada em questionários objetivos realizada com o diretor da escola e com os professores de ensino regular, todo o trabalho seguiu em caráter sigiloso/confidencial. Os resultados mostram que grande parte dos docentes apresentam lacunas de conhecimento sobre esse transtorno, além de várias dificuldades, como elaboração do plano de desenvolvimento individual e desenvolvimento de intervenções Pedagógicas. Ficou claro também que, a gestão escolar em si necessita de profissionais qualificados para fornecer capacitação de qualidade para toda a comunidade docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.