O ENSINO DOS SUBSTANTIVOS A PARTIR DO JOGO DE CARTAS E TABULEIRO "MUNDO MÁGICO DOS SUBSTANTIVOS"
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95678 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1361 "inscrito_id" => 11402 "titulo" => "O ENSINO DOS SUBSTANTIVOS A PARTIR DO JOGO DE CARTAS E TABULEIRO "MUNDO MÁGICO DOS SUBSTANTIVOS"" "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem em sala de aula é um desafio tanto para os professores quanto para os alunos, tendo em vista a falta, muitas vezes, de elementos lúdicos e interativos para trabalhar conteúdos no ensino básico. A partir disso, temos como objetivo apresentar um jogo de tabuleiro elaborado por estudantes do curso de Licenciatura plena em Letras - Português, da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, no Centro de Ciências Aplicadas e Educação, que foi motivado a partir das aulas de Morfologia da Língua Portuguesa, intitulado: Mundo mágico dos substantivos e permite aos alunos do Ensino Fundamental II, aprender, de forma lúdica e cooperativa, a classe de palavras: Substantivo, associando e identificando as categorias/classificações dessa classe. Para isso, planejamos atividades antes, durante e pós-jogo, que levam as práticas da argumentação, oralidade, análise linguística e a produção textual. Como aporte teórico, apoiamo-nos nos estudos de Vygotsky (1991), sobre o jogo como elemento de interação no contexto da aprendizagem; Almeida (2009), sobre a Classe de palavras: Substantivo; Nicolau (2018) sobre a ludicidade; a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), sobre o ensino de língua portuguesa, além de outros autores. Com essa proposta, pretendemos contribuir para que a temática dos substantivos seja trabalhada de modo que possa permitir a interação entre aluno e professor, além de uma melhor compreensão e assimilação sobre esse conteúdo de forma lúdica. O designer do jogo foi criado através da plataforma digital Canva e, posteriormente, impresso, recortado e colado, tanto as cartas como o próprio tabuleiro, confeccionado de forma simples e dinâmica. Concluímos, afirmando que esse jogo não tem como finalidade esgotar as perspectivas de interação e aprendizagem sobre o estudo da classe de palavras: Substantivo, mas nortear os professores para novas práticas a partir dessa abordagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "Ensino-aprendizagem, Jogo de tabuleiro, Morfologia da Língua Portuguesa, Substantivos" "idioma" => "Português" "arquivo" => "65944631dfcd3_02012024142153.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 14:21:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA DE CASSIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GILMARA" "autor_email" => "gil.mara.2013@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95678 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1361 "inscrito_id" => 11402 "titulo" => "O ENSINO DOS SUBSTANTIVOS A PARTIR DO JOGO DE CARTAS E TABULEIRO "MUNDO MÁGICO DOS SUBSTANTIVOS"" "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem em sala de aula é um desafio tanto para os professores quanto para os alunos, tendo em vista a falta, muitas vezes, de elementos lúdicos e interativos para trabalhar conteúdos no ensino básico. A partir disso, temos como objetivo apresentar um jogo de tabuleiro elaborado por estudantes do curso de Licenciatura plena em Letras - Português, da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, no Centro de Ciências Aplicadas e Educação, que foi motivado a partir das aulas de Morfologia da Língua Portuguesa, intitulado: Mundo mágico dos substantivos e permite aos alunos do Ensino Fundamental II, aprender, de forma lúdica e cooperativa, a classe de palavras: Substantivo, associando e identificando as categorias/classificações dessa classe. Para isso, planejamos atividades antes, durante e pós-jogo, que levam as práticas da argumentação, oralidade, análise linguística e a produção textual. Como aporte teórico, apoiamo-nos nos estudos de Vygotsky (1991), sobre o jogo como elemento de interação no contexto da aprendizagem; Almeida (2009), sobre a Classe de palavras: Substantivo; Nicolau (2018) sobre a ludicidade; a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), sobre o ensino de língua portuguesa, além de outros autores. Com essa proposta, pretendemos contribuir para que a temática dos substantivos seja trabalhada de modo que possa permitir a interação entre aluno e professor, além de uma melhor compreensão e assimilação sobre esse conteúdo de forma lúdica. O designer do jogo foi criado através da plataforma digital Canva e, posteriormente, impresso, recortado e colado, tanto as cartas como o próprio tabuleiro, confeccionado de forma simples e dinâmica. Concluímos, afirmando que esse jogo não tem como finalidade esgotar as perspectivas de interação e aprendizagem sobre o estudo da classe de palavras: Substantivo, mas nortear os professores para novas práticas a partir dessa abordagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "Ensino-aprendizagem, Jogo de tabuleiro, Morfologia da Língua Portuguesa, Substantivos" "idioma" => "Português" "arquivo" => "65944631dfcd3_02012024142153.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-02 14:21:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARA DE CASSIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GILMARA" "autor_email" => "gil.mara.2013@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }