Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95661
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1340
    "inscrito_id" => 5294
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "As instituições de educação apresentam-se em uma dimensão de espaço no qual se dão as primeiras experiências sociais, portanto, também lócus em que se pode observar, a partir dele, possibilidades para a formação cidadã. Nesse viés, esse trabalho tem como objetivo central apresentar as experiências vivenciadas no Programa da Residência Pedagógica no último período da graduação em Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa-MG. Desenvolvido entre setembro a dezembro de 2022 no Laboratório de Desenvolvimento Humano. Com objetivo de fomentar a união entre teoria e a prática na formação de professores para atuar na Educação Infantil. Propiciando a reflexão da ação a fim de rever e aprimorar práticas, proporcionando às crianças que frequentam a Educação Infantil uma educação de qualidade, integrando o cuidar e o educar de forma indissociável. Como aporte teórico-metodológico foi utilizado a pesquisa-ação de David Tripp (2005), a partir do ciclo de investigação-ação, partindo da identificação de um “problema” identificado na prática educativa, planejamento de uma solução para tal problemática, implementação da ação planejada, monitoramento, descrição e avaliação das ações desenvolvidas por meio de um Projeto de intervenção. Nesse sentido, foram desenvolvidas 20 (vinte) atividades lúdicas, com jogos e brincadeiras no projeto de intervenção denominado “Copa do Mundo" com crianças de 5 (cinco) anos contemplando as diversas linguagens do desenvolvimento e 14 (quatorze) encontros teóricos para debates e reflexões. A partir de avaliação realizada ao final do projeto pode-se apontar como resultados que a pesquisa-ação realizada mostrou-se eficaz e viável no processo de desenvolvimento profissional docente, possibilitando uma prática crítica e reflexiva, oportunizando experiências de diálogo e troca de saberes. Pode-se concluir com as ideias de Zeichner e Diniz-Pereira (2005) ao afirmarem que a pesquisa-ação é um importante instrumento para uma prática mais embasada teoricamente firmada pela práxis em sala."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5294_TB1340_03052023111941.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA DOS SANTOS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "Sabrina Freitas"
    "autor_email" => "sabrina.freitas@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95661
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1340
    "inscrito_id" => 5294
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "As instituições de educação apresentam-se em uma dimensão de espaço no qual se dão as primeiras experiências sociais, portanto, também lócus em que se pode observar, a partir dele, possibilidades para a formação cidadã. Nesse viés, esse trabalho tem como objetivo central apresentar as experiências vivenciadas no Programa da Residência Pedagógica no último período da graduação em Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa-MG. Desenvolvido entre setembro a dezembro de 2022 no Laboratório de Desenvolvimento Humano. Com objetivo de fomentar a união entre teoria e a prática na formação de professores para atuar na Educação Infantil. Propiciando a reflexão da ação a fim de rever e aprimorar práticas, proporcionando às crianças que frequentam a Educação Infantil uma educação de qualidade, integrando o cuidar e o educar de forma indissociável. Como aporte teórico-metodológico foi utilizado a pesquisa-ação de David Tripp (2005), a partir do ciclo de investigação-ação, partindo da identificação de um “problema” identificado na prática educativa, planejamento de uma solução para tal problemática, implementação da ação planejada, monitoramento, descrição e avaliação das ações desenvolvidas por meio de um Projeto de intervenção. Nesse sentido, foram desenvolvidas 20 (vinte) atividades lúdicas, com jogos e brincadeiras no projeto de intervenção denominado “Copa do Mundo" com crianças de 5 (cinco) anos contemplando as diversas linguagens do desenvolvimento e 14 (quatorze) encontros teóricos para debates e reflexões. A partir de avaliação realizada ao final do projeto pode-se apontar como resultados que a pesquisa-ação realizada mostrou-se eficaz e viável no processo de desenvolvimento profissional docente, possibilitando uma prática crítica e reflexiva, oportunizando experiências de diálogo e troca de saberes. Pode-se concluir com as ideias de Zeichner e Diniz-Pereira (2005) ao afirmarem que a pesquisa-ação é um importante instrumento para uma prática mais embasada teoricamente firmada pela práxis em sala."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5294_TB1340_03052023111941.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA DOS SANTOS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "Sabrina Freitas"
    "autor_email" => "sabrina.freitas@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As instituições de educação apresentam-se em uma dimensão de espaço no qual se dão as primeiras experiências sociais, portanto, também lócus em que se pode observar, a partir dele, possibilidades para a formação cidadã. Nesse viés, esse trabalho tem como objetivo central apresentar as experiências vivenciadas no Programa da Residência Pedagógica no último período da graduação em Licenciatura em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa-MG. Desenvolvido entre setembro a dezembro de 2022 no Laboratório de Desenvolvimento Humano. Com objetivo de fomentar a união entre teoria e a prática na formação de professores para atuar na Educação Infantil. Propiciando a reflexão da ação a fim de rever e aprimorar práticas, proporcionando às crianças que frequentam a Educação Infantil uma educação de qualidade, integrando o cuidar e o educar de forma indissociável. Como aporte teórico-metodológico foi utilizado a pesquisa-ação de David Tripp (2005), a partir do ciclo de investigação-ação, partindo da identificação de um “problema” identificado na prática educativa, planejamento de uma solução para tal problemática, implementação da ação planejada, monitoramento, descrição e avaliação das ações desenvolvidas por meio de um Projeto de intervenção. Nesse sentido, foram desenvolvidas 20 (vinte) atividades lúdicas, com jogos e brincadeiras no projeto de intervenção denominado “Copa do Mundo" com crianças de 5 (cinco) anos contemplando as diversas linguagens do desenvolvimento e 14 (quatorze) encontros teóricos para debates e reflexões. A partir de avaliação realizada ao final do projeto pode-se apontar como resultados que a pesquisa-ação realizada mostrou-se eficaz e viável no processo de desenvolvimento profissional docente, possibilitando uma prática crítica e reflexiva, oportunizando experiências de diálogo e troca de saberes. Pode-se concluir com as ideias de Zeichner e Diniz-Pereira (2005) ao afirmarem que a pesquisa-ação é um importante instrumento para uma prática mais embasada teoricamente firmada pela práxis em sala.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.