Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ACOPIARA, CEARÁ.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95574
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1225
    "inscrito_id" => 8761
    "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ACOPIARA, CEARÁ."
    "resumo" => "Os jovens da chamada geração do milênio ou geração Z nasceram imersos no mundo tecnológico, no qual eles podem usufruir das diversas tecnologias existentes, e estas podem ajudar em diferentes aspectos de sua formação. Nesta perspectiva, trataremos da influência das tecnologias na interação com a aprendizagem dentro do ambiente escolar, na perspectiva de compreender como a tecnologia pode contribuir para o aprendizado dos estudantes no âmbito educacional, principalmente em sala de aula. Objetiva-se investigar as contribuições das tecnologias para interação em uma escola estadual de Acopiara, Ceará. Está pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara, tendo abordagem qualitativa/quantitativa. Os sujeitos da pesquisa incluem alunos da rede pública estadual. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário pelo Google Forms, com dez perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que a utilização de tecnologia facilita a aprendizagem e também torna as aulas mais dinâmicas. Contudo, em relação à organização da escola e preparação dos professores para utilização de tecnologias, os estudantes ressaltaram a pouca ênfase dada à utilização destes recursos. Os entrevistados sinalizaram a necessidade de mais inserção de tecnologias, pois elas facilitam muito a aprendizagem, embora tenham sinalizado que os professores utilizam ferramentas tecnológicas em sua prática. Conclui-se, então, que a tecnologia possui uma interação benéfica e agregadora para a aprendizagem, tornando as aulas mais interativas. Sugere-se uma melhor organização escolar para utilização de tais recursos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581a484aaf47_19122023111116.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:11:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURE BATISTA RIBEIRO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "YURE"
    "autor_email" => "yure.batista.ribeiro08@al"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95574
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1225
    "inscrito_id" => 8761
    "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ACOPIARA, CEARÁ."
    "resumo" => "Os jovens da chamada geração do milênio ou geração Z nasceram imersos no mundo tecnológico, no qual eles podem usufruir das diversas tecnologias existentes, e estas podem ajudar em diferentes aspectos de sua formação. Nesta perspectiva, trataremos da influência das tecnologias na interação com a aprendizagem dentro do ambiente escolar, na perspectiva de compreender como a tecnologia pode contribuir para o aprendizado dos estudantes no âmbito educacional, principalmente em sala de aula. Objetiva-se investigar as contribuições das tecnologias para interação em uma escola estadual de Acopiara, Ceará. Está pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara, tendo abordagem qualitativa/quantitativa. Os sujeitos da pesquisa incluem alunos da rede pública estadual. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário pelo Google Forms, com dez perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que a utilização de tecnologia facilita a aprendizagem e também torna as aulas mais dinâmicas. Contudo, em relação à organização da escola e preparação dos professores para utilização de tecnologias, os estudantes ressaltaram a pouca ênfase dada à utilização destes recursos. Os entrevistados sinalizaram a necessidade de mais inserção de tecnologias, pois elas facilitam muito a aprendizagem, embora tenham sinalizado que os professores utilizam ferramentas tecnológicas em sua prática. Conclui-se, então, que a tecnologia possui uma interação benéfica e agregadora para a aprendizagem, tornando as aulas mais interativas. Sugere-se uma melhor organização escolar para utilização de tais recursos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581a484aaf47_19122023111116.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:11:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURE BATISTA RIBEIRO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "YURE"
    "autor_email" => "yure.batista.ribeiro08@al"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os jovens da chamada geração do milênio ou geração Z nasceram imersos no mundo tecnológico, no qual eles podem usufruir das diversas tecnologias existentes, e estas podem ajudar em diferentes aspectos de sua formação. Nesta perspectiva, trataremos da influência das tecnologias na interação com a aprendizagem dentro do ambiente escolar, na perspectiva de compreender como a tecnologia pode contribuir para o aprendizado dos estudantes no âmbito educacional, principalmente em sala de aula. Objetiva-se investigar as contribuições das tecnologias para interação em uma escola estadual de Acopiara, Ceará. Está pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara, tendo abordagem qualitativa/quantitativa. Os sujeitos da pesquisa incluem alunos da rede pública estadual. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário pelo Google Forms, com dez perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que a utilização de tecnologia facilita a aprendizagem e também torna as aulas mais dinâmicas. Contudo, em relação à organização da escola e preparação dos professores para utilização de tecnologias, os estudantes ressaltaram a pouca ênfase dada à utilização destes recursos. Os entrevistados sinalizaram a necessidade de mais inserção de tecnologias, pois elas facilitam muito a aprendizagem, embora tenham sinalizado que os professores utilizam ferramentas tecnológicas em sua prática. Conclui-se, então, que a tecnologia possui uma interação benéfica e agregadora para a aprendizagem, tornando as aulas mais interativas. Sugere-se uma melhor organização escolar para utilização de tais recursos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.