TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ACOPIARA, CEARÁ.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95574 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1225 "inscrito_id" => 8761 "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ACOPIARA, CEARÁ." "resumo" => "Os jovens da chamada geração do milênio ou geração Z nasceram imersos no mundo tecnológico, no qual eles podem usufruir das diversas tecnologias existentes, e estas podem ajudar em diferentes aspectos de sua formação. Nesta perspectiva, trataremos da influência das tecnologias na interação com a aprendizagem dentro do ambiente escolar, na perspectiva de compreender como a tecnologia pode contribuir para o aprendizado dos estudantes no âmbito educacional, principalmente em sala de aula. Objetiva-se investigar as contribuições das tecnologias para interação em uma escola estadual de Acopiara, Ceará. Está pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara, tendo abordagem qualitativa/quantitativa. Os sujeitos da pesquisa incluem alunos da rede pública estadual. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário pelo Google Forms, com dez perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que a utilização de tecnologia facilita a aprendizagem e também torna as aulas mais dinâmicas. Contudo, em relação à organização da escola e preparação dos professores para utilização de tecnologias, os estudantes ressaltaram a pouca ênfase dada à utilização destes recursos. Os entrevistados sinalizaram a necessidade de mais inserção de tecnologias, pois elas facilitam muito a aprendizagem, embora tenham sinalizado que os professores utilizam ferramentas tecnológicas em sua prática. Conclui-se, então, que a tecnologia possui uma interação benéfica e agregadora para a aprendizagem, tornando as aulas mais interativas. Sugere-se uma melhor organização escolar para utilização de tais recursos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581a484aaf47_19122023111116.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 11:11:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURE BATISTA RIBEIRO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "YURE" "autor_email" => "yure.batista.ribeiro08@al" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95574 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1225 "inscrito_id" => 8761 "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ACOPIARA, CEARÁ." "resumo" => "Os jovens da chamada geração do milênio ou geração Z nasceram imersos no mundo tecnológico, no qual eles podem usufruir das diversas tecnologias existentes, e estas podem ajudar em diferentes aspectos de sua formação. Nesta perspectiva, trataremos da influência das tecnologias na interação com a aprendizagem dentro do ambiente escolar, na perspectiva de compreender como a tecnologia pode contribuir para o aprendizado dos estudantes no âmbito educacional, principalmente em sala de aula. Objetiva-se investigar as contribuições das tecnologias para interação em uma escola estadual de Acopiara, Ceará. Está pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara, tendo abordagem qualitativa/quantitativa. Os sujeitos da pesquisa incluem alunos da rede pública estadual. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário pelo Google Forms, com dez perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que a utilização de tecnologia facilita a aprendizagem e também torna as aulas mais dinâmicas. Contudo, em relação à organização da escola e preparação dos professores para utilização de tecnologias, os estudantes ressaltaram a pouca ênfase dada à utilização destes recursos. Os entrevistados sinalizaram a necessidade de mais inserção de tecnologias, pois elas facilitam muito a aprendizagem, embora tenham sinalizado que os professores utilizam ferramentas tecnológicas em sua prática. Conclui-se, então, que a tecnologia possui uma interação benéfica e agregadora para a aprendizagem, tornando as aulas mais interativas. Sugere-se uma melhor organização escolar para utilização de tais recursos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581a484aaf47_19122023111116.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 11:11:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURE BATISTA RIBEIRO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "YURE" "autor_email" => "yure.batista.ribeiro08@al" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }