A SURDEZ E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES(AS) DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9544 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 910 "titulo" => "A SURDEZ E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES(AS) DO AGRESTE DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este estudo objetivou conhecer as estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores(as) do agreste pernambucano para o ensino da matemática a estudantes surdos(as). Fundamentamo-nos na perspectiva pós-estruturalista do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2001), nos estudos culturais (OLIVEIRA, 2009) e nos estudos surdos (SKLIAR, 2010). O corpus foi constituído por transcrições de entrevistas semi-estruturadas com professores/as de matemática. Consiste num estudo exploratório e descritivo (GIL, 1999). A maioria dos participantes eram graduados e atuavam em escolas da rede pública, destes, 75% possuíam especialização, 67% dos/as entrevistados/as com faixa etária de 35 a 40 anos. Mais de 83% afirmou não ter cursado disciplinas sobre educação inclusiva na universidade. Verificou-se que as práticas propostas para os/as estudantes surdos/as são as mesmas elaboradas para os/as ouvintes. Tais aspectos evidenciam a carência do tema nos currículos da maioria dos cursos de formação inicial e continuada de professores/as e enfatizam que esta questão precisa ser superada." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "SURDEZ, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_19_43_59_idinscrito_910_d34a544c584449679b4124c30c98f806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLE MARIA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRY PEREIRA" "autor_email" => "andriellepereira30@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9544 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 910 "titulo" => "A SURDEZ E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES(AS) DO AGRESTE DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este estudo objetivou conhecer as estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores(as) do agreste pernambucano para o ensino da matemática a estudantes surdos(as). Fundamentamo-nos na perspectiva pós-estruturalista do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2001), nos estudos culturais (OLIVEIRA, 2009) e nos estudos surdos (SKLIAR, 2010). O corpus foi constituído por transcrições de entrevistas semi-estruturadas com professores/as de matemática. Consiste num estudo exploratório e descritivo (GIL, 1999). A maioria dos participantes eram graduados e atuavam em escolas da rede pública, destes, 75% possuíam especialização, 67% dos/as entrevistados/as com faixa etária de 35 a 40 anos. Mais de 83% afirmou não ter cursado disciplinas sobre educação inclusiva na universidade. Verificou-se que as práticas propostas para os/as estudantes surdos/as são as mesmas elaboradas para os/as ouvintes. Tais aspectos evidenciam a carência do tema nos currículos da maioria dos cursos de formação inicial e continuada de professores/as e enfatizam que esta questão precisa ser superada." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática Inclusiva (EMI)" "palavra_chave" => "SURDEZ, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_19_43_59_idinscrito_910_d34a544c584449679b4124c30c98f806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELLE MARIA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRY PEREIRA" "autor_email" => "andriellepereira30@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }