A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95366 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 945 "inscrito_id" => 10631 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Os jogos podem se configurar como espaço ideal para construção do conhecimento, na medida em que se apresentam como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem despertando o interesse do aluno, e possibilitando novas descobertas. Nesse sentido, este texto objetiva descrever o processo de elaboração de um jogo didático com a temática de resíduos sólidos e analisar a sua aplicação em turma do 6° ano do ensino fundamental II. O jogo foi elaborado por estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas e aplicado na turma do 6º ano da Escola Municipal Plácido de Almeida, localizada em Cabedelo, Paraíba, no ano de 2022. O jogo foi concebido tomando como contribuição de Lopes (2015); Abramovay, Speranza, Petitgard (2013) e Antunes (1998), dentre outros autores. O jogo abordou a importância da coleta seletiva e sua contribuição para o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos. A atividade com os estudantes do 6° ano compreendeu 2 momentos: primeiro foi realizada apresentação e debate sobre o tema resíduos sólidos afim de estimular a interação da turma e trazer reflexões socioambientais; posteriormente, dividiu-se a turma em duas equipes, que deveriam colocar os resíduos nos cestos identificados com as cores referentes à coleta seletiva. Após isso, os alunos escolheram cartões com perguntas previamente elaboradas sobre o assunto para responder e discutir com a turma. Notou-se que os alunos tiveram bastante interesse na aula, pois eles foram participativos e interativos na execução do jogo, incluindo alunos com deficiência, cuja participação nas aulas exige práticas de ensino diferenciadas. Compreendeu-se que o jogo estimulou a curiosidade e o interesse do aluno em participar, além de torná-lo ativo no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, é importante destacar o lúdico como uma ferramenta de aprendizagem e analisar como potencializar seus resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10631_TB945_20112023185112.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA TARGINO GOMES" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianagms123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95366 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 945 "inscrito_id" => 10631 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Os jogos podem se configurar como espaço ideal para construção do conhecimento, na medida em que se apresentam como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem despertando o interesse do aluno, e possibilitando novas descobertas. Nesse sentido, este texto objetiva descrever o processo de elaboração de um jogo didático com a temática de resíduos sólidos e analisar a sua aplicação em turma do 6° ano do ensino fundamental II. O jogo foi elaborado por estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas e aplicado na turma do 6º ano da Escola Municipal Plácido de Almeida, localizada em Cabedelo, Paraíba, no ano de 2022. O jogo foi concebido tomando como contribuição de Lopes (2015); Abramovay, Speranza, Petitgard (2013) e Antunes (1998), dentre outros autores. O jogo abordou a importância da coleta seletiva e sua contribuição para o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos. A atividade com os estudantes do 6° ano compreendeu 2 momentos: primeiro foi realizada apresentação e debate sobre o tema resíduos sólidos afim de estimular a interação da turma e trazer reflexões socioambientais; posteriormente, dividiu-se a turma em duas equipes, que deveriam colocar os resíduos nos cestos identificados com as cores referentes à coleta seletiva. Após isso, os alunos escolheram cartões com perguntas previamente elaboradas sobre o assunto para responder e discutir com a turma. Notou-se que os alunos tiveram bastante interesse na aula, pois eles foram participativos e interativos na execução do jogo, incluindo alunos com deficiência, cuja participação nas aulas exige práticas de ensino diferenciadas. Compreendeu-se que o jogo estimulou a curiosidade e o interesse do aluno em participar, além de torná-lo ativo no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, é importante destacar o lúdico como uma ferramenta de aprendizagem e analisar como potencializar seus resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10631_TB945_20112023185112.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA TARGINO GOMES" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianagms123@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }