JUVENTUDE NA/DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS AO CURRÍCULO ESCOLAR E A FORMAÇÃO HUMANA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95318 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 10972 "titulo" => "JUVENTUDE NA/DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS AO CURRÍCULO ESCOLAR E A FORMAÇÃO HUMANA" "resumo" => "Inúmeras são as variáveis a serem consideradas acerca dos motivos pelos quais os jovens em idade escolar abandonam seus estudos, dentre elas pode-se citar a entrada precoce no mercado de trabalho, gravidez na adolescência entre outras questões. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem o propósito de acolher jovens e adultos que não conseguiram concluir sua etapa acadêmica na idade própria ou adequada e, na modalidade, regressam em busca do direito à aprendizagem. O presente trabalho se propõe a identificar como as questões sociais, econômicas e, sobretudo, culturais, influenciam na permanência de jovens na faixa etária de 20 a 24 anos na EJA das escolas da região do Maciço de Baturité-CE. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, em que as discussões passam pelos dados estatísticos nos anos 2018 a 2022 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos registros coletados nos relatórios de estágios supervisionados na EJA, do curso de Pedagogia, da UNILAB. A análise do conteúdo (Laurence Bardin) trabalha em diálogo com a fundamentação em Paulo Carrano, Regina Novaes, Marília Spósito, Paulo Freire entre outros. Esperamos que os atravessamentos da análise acerca da Educação de Jovens e Adultos com as questões de gênero, racismo, religiosidades, ancestralidades possam contribuir para a revisão de currículos descolonizadores, principalmente, para a emancipação social e formação humana do sujeito da EJA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10972_TB889_29042023105326.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA SANTOS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iaravieira@aluno.unilab.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95318 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 10972 "titulo" => "JUVENTUDE NA/DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS AO CURRÍCULO ESCOLAR E A FORMAÇÃO HUMANA" "resumo" => "Inúmeras são as variáveis a serem consideradas acerca dos motivos pelos quais os jovens em idade escolar abandonam seus estudos, dentre elas pode-se citar a entrada precoce no mercado de trabalho, gravidez na adolescência entre outras questões. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem o propósito de acolher jovens e adultos que não conseguiram concluir sua etapa acadêmica na idade própria ou adequada e, na modalidade, regressam em busca do direito à aprendizagem. O presente trabalho se propõe a identificar como as questões sociais, econômicas e, sobretudo, culturais, influenciam na permanência de jovens na faixa etária de 20 a 24 anos na EJA das escolas da região do Maciço de Baturité-CE. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, em que as discussões passam pelos dados estatísticos nos anos 2018 a 2022 fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além dos registros coletados nos relatórios de estágios supervisionados na EJA, do curso de Pedagogia, da UNILAB. A análise do conteúdo (Laurence Bardin) trabalha em diálogo com a fundamentação em Paulo Carrano, Regina Novaes, Marília Spósito, Paulo Freire entre outros. Esperamos que os atravessamentos da análise acerca da Educação de Jovens e Adultos com as questões de gênero, racismo, religiosidades, ancestralidades possam contribuir para a revisão de currículos descolonizadores, principalmente, para a emancipação social e formação humana do sujeito da EJA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10972_TB889_29042023105326.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA SANTOS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iaravieira@aluno.unilab.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }