ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94767 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 4689 "titulo" => "ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO." "resumo" => "A educação inclusiva para alunos com deficiência intelectual é um tema instigante e relevante no campo da educação. A Escola Estadual Maria Conceição de Araújo tem desenvolvido atividades adaptadas para promover a inclusão desses alunos, e este trabalho tem como objetivo mostrar sua experiência exitosa e destacar a importância das atividades adaptadas como prática inclusiva. Com base na literatura especializada em educação inclusiva, a escola integrou metodologias em etapas para enfrentar os desafios enfrentados pelas escolas na inclusão de alunos com deficiência nas atividades acadêmicas. O referencial teórico-metodológico utilizado garantiu a participação ativa e o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência intelectual. As metodologias incluíram a análise das necessidades individuais dos alunos, adaptação de materiais e recursos didáticos, definir objetivos claros e específicos para cada atividade, estruturar as atividades em pequenos passos, utilizar estratégias de ensino diferenciadas e avaliar constantemente o processo de aprendizagem. Os resultados obtidos com essas metodologias foram extremamente positivos, promovendo melhor compreensão do conteúdo, desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas e favorecendo a socialização dos alunos. A análise dos dados revelou que as atividades adaptadas melhoraram significativamente o desempenho acadêmico, a autoestima e a autoconfiança dos alunos com deficiência intelectual. Em conclusão, esta experiência bem-sucedida demonstra que a adoção de práticas inclusivas e a adaptação de atividades são fundamentais para garantir o desenvolvimento integral de todos os alunos e promover uma sociedade mais inclusiva e justa. Estruturar atividades em pequenos passos, utilizando estratégias de ensino diferenciadas e avaliando constantemente o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4689_TB177_20112023091707.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JEICIANE SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "jeicianesilver@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94767 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 4689 "titulo" => "ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL MARIA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO." "resumo" => "A educação inclusiva para alunos com deficiência intelectual é um tema instigante e relevante no campo da educação. A Escola Estadual Maria Conceição de Araújo tem desenvolvido atividades adaptadas para promover a inclusão desses alunos, e este trabalho tem como objetivo mostrar sua experiência exitosa e destacar a importância das atividades adaptadas como prática inclusiva. Com base na literatura especializada em educação inclusiva, a escola integrou metodologias em etapas para enfrentar os desafios enfrentados pelas escolas na inclusão de alunos com deficiência nas atividades acadêmicas. O referencial teórico-metodológico utilizado garantiu a participação ativa e o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência intelectual. As metodologias incluíram a análise das necessidades individuais dos alunos, adaptação de materiais e recursos didáticos, definir objetivos claros e específicos para cada atividade, estruturar as atividades em pequenos passos, utilizar estratégias de ensino diferenciadas e avaliar constantemente o processo de aprendizagem. Os resultados obtidos com essas metodologias foram extremamente positivos, promovendo melhor compreensão do conteúdo, desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas e favorecendo a socialização dos alunos. A análise dos dados revelou que as atividades adaptadas melhoraram significativamente o desempenho acadêmico, a autoestima e a autoconfiança dos alunos com deficiência intelectual. Em conclusão, esta experiência bem-sucedida demonstra que a adoção de práticas inclusivas e a adaptação de atividades são fundamentais para garantir o desenvolvimento integral de todos os alunos e promover uma sociedade mais inclusiva e justa. Estruturar atividades em pequenos passos, utilizando estratégias de ensino diferenciadas e avaliando constantemente o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4689_TB177_20112023091707.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA JEICIANE SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "jeicianesilver@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }