SILVA, Franciewely Fátima Da. A participação da comunidade no ambiente escolar. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95113>. Acesso em: 13/11/2024 08:05
A comunidade escolar, no senso comum, restringe-se apenas aos funcionários, mas, muitas vezes, esquecemos do papel dos pais e comunidade no processo de transformação da escola. A gestão democrática, que inicialmente foi legalizada na CF/88 e recentemente está no Plano Nacional de Educação, proporcionou uma maior abertura para a sociedade ter acesso ao ambiente escolar, ao mesmo tempo evidencia a ausência, seja por meio da falta de interesse junto a sociedade, quanto à impossibilidade de abertura da gestão. Pensando nisso, tenho como objetivo discutir sobre a participação da comunidade no ambiente escolar. A pesquisa é de cunho bibliográfico, refletindo sobre o que Vitor Paro (2016) e Heloísa Lück (2015) pensam sobre a gestão democrática na escola. Incialmente, vamos refletir sobre como se dá a gestão democrática e como ela afeta na participação da comunidade na escola e logo após, vamos refletir sobre as possíveis causas da ausência da comunidade no ambiente escolar. Durante a pesquisa, podemos perceber que a cultura autoritária advinha do Regime Militar, ainda afeta o funcionamento democrático da escola, com o sistema de hierarquização causando más impressões para o papel do gestor escolar. O gestor com as concepções de autoridade máxima da escola, tem certa resistência em relação as opiniões e decisões vindas da comunidade.