Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI NA DIMENSÃO EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95100
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 674
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI NA DIMENSÃO EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O acompanhamento familiar é um projeto da Estação Conhecimento de Arari – EC ARARI, que visa contribuir com a superação e minimização das vulnerabilidades vivenciadas por determinadas famílias. O projeto tem como base a família como protagonista para o alcance da autonomia dos direitos sociais e promoção do acesso às políticas públicas através do seu desenvolvimento integral. Estas famílias foram mapeadas e diagnosticadas pela equipe de socioeducadores de acordo com o nível de indicadores de violação de direitos que são evidenciados nas dimensões: renda, educação, infraestrutura, saúde e nutrição. Este trabalho traz um recorte dos indicadores educacionais e a situação do munícipio em sua rede pública de ensino. Essa proposta se dar a partir de um ciclo de intervenções continuadas junto ao compromisso entre famílias e equipe de referência que implica na construção de um plano de acompanhamento que trate o direito à educação como proposta de alcançar um maior percentual de crianças em idade escolar matriculadas, e estimular que jovens, adultos e idosos tenham acesso a um grau de escolaridade completa. A evasão escolar é um fenômeno complexo com múltiplas causas interrelacionadas, ligadas a fatores pessoais, sociais e institucionais, destacam-se os recursos didáticos, os processos e práticas pedagógicas, bem como a assistência estudantil (PEREIRA, PASSOS, 2017). A equipe de socioeducadores tem como metodologia: visita domiciliar, orientação, encaminhamentos junto à rede de apoio intersetorial, estratégias de articulação (Educação de Jovens e adultos - EJA, Busca Ativa, Secretaria de Educação, entre outras). Desta forma, a EC ARARI promove a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio da educação integral, contribuindo com a formação cidadã dessa população."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID674_TB608_24042023120009.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNO ROBERTO SEREJO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MAGNO ROBERTO"
    "autor_email" => "magno.serejo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95100
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 608
    "inscrito_id" => 674
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI NA DIMENSÃO EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O acompanhamento familiar é um projeto da Estação Conhecimento de Arari – EC ARARI, que visa contribuir com a superação e minimização das vulnerabilidades vivenciadas por determinadas famílias. O projeto tem como base a família como protagonista para o alcance da autonomia dos direitos sociais e promoção do acesso às políticas públicas através do seu desenvolvimento integral. Estas famílias foram mapeadas e diagnosticadas pela equipe de socioeducadores de acordo com o nível de indicadores de violação de direitos que são evidenciados nas dimensões: renda, educação, infraestrutura, saúde e nutrição. Este trabalho traz um recorte dos indicadores educacionais e a situação do munícipio em sua rede pública de ensino. Essa proposta se dar a partir de um ciclo de intervenções continuadas junto ao compromisso entre famílias e equipe de referência que implica na construção de um plano de acompanhamento que trate o direito à educação como proposta de alcançar um maior percentual de crianças em idade escolar matriculadas, e estimular que jovens, adultos e idosos tenham acesso a um grau de escolaridade completa. A evasão escolar é um fenômeno complexo com múltiplas causas interrelacionadas, ligadas a fatores pessoais, sociais e institucionais, destacam-se os recursos didáticos, os processos e práticas pedagógicas, bem como a assistência estudantil (PEREIRA, PASSOS, 2017). A equipe de socioeducadores tem como metodologia: visita domiciliar, orientação, encaminhamentos junto à rede de apoio intersetorial, estratégias de articulação (Educação de Jovens e adultos - EJA, Busca Ativa, Secretaria de Educação, entre outras). Desta forma, a EC ARARI promove a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio da educação integral, contribuindo com a formação cidadã dessa população."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID674_TB608_24042023120009.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNO ROBERTO SEREJO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MAGNO ROBERTO"
    "autor_email" => "magno.serejo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O acompanhamento familiar é um projeto da Estação Conhecimento de Arari – EC ARARI, que visa contribuir com a superação e minimização das vulnerabilidades vivenciadas por determinadas famílias. O projeto tem como base a família como protagonista para o alcance da autonomia dos direitos sociais e promoção do acesso às políticas públicas através do seu desenvolvimento integral. Estas famílias foram mapeadas e diagnosticadas pela equipe de socioeducadores de acordo com o nível de indicadores de violação de direitos que são evidenciados nas dimensões: renda, educação, infraestrutura, saúde e nutrição. Este trabalho traz um recorte dos indicadores educacionais e a situação do munícipio em sua rede pública de ensino. Essa proposta se dar a partir de um ciclo de intervenções continuadas junto ao compromisso entre famílias e equipe de referência que implica na construção de um plano de acompanhamento que trate o direito à educação como proposta de alcançar um maior percentual de crianças em idade escolar matriculadas, e estimular que jovens, adultos e idosos tenham acesso a um grau de escolaridade completa. A evasão escolar é um fenômeno complexo com múltiplas causas interrelacionadas, ligadas a fatores pessoais, sociais e institucionais, destacam-se os recursos didáticos, os processos e práticas pedagógicas, bem como a assistência estudantil (PEREIRA, PASSOS, 2017). A equipe de socioeducadores tem como metodologia: visita domiciliar, orientação, encaminhamentos junto à rede de apoio intersetorial, estratégias de articulação (Educação de Jovens e adultos - EJA, Busca Ativa, Secretaria de Educação, entre outras). Desta forma, a EC ARARI promove a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio da educação integral, contribuindo com a formação cidadã dessa população.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.