O acompanhamento familiar é um projeto da Estação Conhecimento de Arari – EC ARARI, que visa contribuir com a superação e minimização das vulnerabilidades vivenciadas por determinadas famílias. O projeto tem como base a família como protagonista para o alcance da autonomia dos direitos sociais e promoção do acesso às políticas públicas através do seu desenvolvimento integral. Estas famílias foram mapeadas e diagnosticadas pela equipe de socioeducadores de acordo com o nível de indicadores de violação de direitos que são evidenciados nas dimensões: renda, educação, infraestrutura, saúde e nutrição. Este trabalho traz um recorte dos indicadores educacionais e a situação do munícipio em sua rede pública de ensino. Essa proposta se dar a partir de um ciclo de intervenções continuadas junto ao compromisso entre famílias e equipe de referência que implica na construção de um plano de acompanhamento que trate o direito à educação como proposta de alcançar um maior percentual de crianças em idade escolar matriculadas, e estimular que jovens, adultos e idosos tenham acesso a um grau de escolaridade completa. A evasão escolar é um fenômeno complexo com múltiplas causas interrelacionadas, ligadas a fatores pessoais, sociais e institucionais, destacam-se os recursos didáticos, os processos e práticas pedagógicas, bem como a assistência estudantil (PEREIRA, PASSOS, 2017). A equipe de socioeducadores tem como metodologia: visita domiciliar, orientação, encaminhamentos junto à rede de apoio intersetorial, estratégias de articulação (Educação de Jovens e adultos - EJA, Busca Ativa, Secretaria de Educação, entre outras). Desta forma, a EC ARARI promove a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio da educação integral, contribuindo com a formação cidadã dessa população.