A pesquisa tem como objetivo compreender como professores da Educação Básica escolhem seus problemas geradores de Matemática, bem como identificar o que consideram ser bons problemas e em quais locais costumam buscá-los. Como produto educacional foi desenvolvido um site denominado Problemoteca, oferecido a professores em serviço e a futuros professores onde eles podem recorrer para encontrar problemas geradores separados por habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular, por área temática e ano escolar. A pesquisa se dividiu em duas etapas: na primeira, ela foi apresentada a professores ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, multicampi Cornélio Procópio e Londrina, em 2022, e quatro professores que lecionam a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental foram selecionados para participar. Em seguida, realizou-se uma entrevista semiestruturada com a intenção de identificar suas concepções sobre problema, como (e se) utilizavam em sala de aula e possíveis fontes. Depois, apresentou-se o site problemoteca e solicitou-se que fizessem a escolha e implementação de um dos problemas em sala de aula. Na segunda etapa da pesquisa, realizou-se uma nova entrevista semiestruturada para que os participantes compartilhassem suas percepções e resultados. Para a análise de dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados revelaram que os participantes entendem problema como sendo uma situação que o aluno tem que interpretar, considerando as informações presentes no enunciado e que pode resolvê-lo de várias formas. A principal fonte de busca dos problemas costuma ser o livro didático e os professores o utilizam como aplicação, julgando ser necessário que o aluno conheça previamente o conteúdo abordado no problema.