Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HOMOFOBIA NA ESCOLA: AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A homofobia, hoje, que pode ser definida como aversão, preconceito, ódio por pessoas LBGTQIA+, está presente também nas escolas. Exatamente em um local onde pessoas diversas, que compõem a sociedade, devem aprender a conviver com o outro, como apregoam os quatro pilares da educação segundo Delors (2013). Acreditando que a homofobia deva ser coibida em tal espaço, é necessário que se investigue como ela ocorre e qual o entendimento da questão pelos atores que convivem no ambiente escolar. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi obter as percepções de estudantes do Ensino Médio de escola pública acerca de situações homofóbicas ocorridas dentro da escola. A pesquisa envolveu 31 alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e adultos de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos. Os resultados sugerem que, em suas percepções, existe homofobia na escola, ocorrendo principalmente entre os alunos, porém algumas situações envolvem também o corpo docente. Através deste trabalho, que apresenta ainda resultados preliminares, observamos que alunos LBGTQIA+ sofrem com atitudes homofóbicas tanto por parte de professores, quanto de seus pares.

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