BERNARDES, Adriana Oliveira. Homofobia na escola: as percepções dos alunos. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/94886>. Acesso em: 23/11/2024 01:03
A homofobia, hoje, que pode ser definida como aversão, preconceito, ódio por pessoas LBGTQIA+, está presente também nas escolas. Exatamente em um local onde pessoas diversas, que compõem a sociedade, devem aprender a conviver com o outro, como apregoam os quatro pilares da educação segundo Delors (2013). Acreditando que a homofobia deva ser coibida em tal espaço, é necessário que se investigue como ela ocorre e qual o entendimento da questão pelos atores que convivem no ambiente escolar. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi obter as percepções de estudantes do Ensino Médio de escola pública acerca de situações homofóbicas ocorridas dentro da escola. A pesquisa envolveu 31 alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e adultos de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos. Os resultados sugerem que, em suas percepções, existe homofobia na escola, ocorrendo principalmente entre os alunos, porém algumas situações envolvem também o corpo docente. Através deste trabalho, que apresenta ainda resultados preliminares, observamos que alunos LBGTQIA+ sofrem com atitudes homofóbicas tanto por parte de professores, quanto de seus pares.