Destaca-se diariamente o avanço das tecnologias no mundo, com isso enxergamos os benefícios e malefícios no âmbito escolar, podendo causar uma facilidade para os professores ao aplicarem suas aulas, porém, existe um contratempo que é o uso excessivo dos alunos nos celulares em sala de aula, causando um desvio na aprendizagem. O uso das metodologias ativas é uma técnica pedagógica baseada em desenvolvimento de habilidades, possuindo a capacidade de estimular e potencializar o aluno, podendo ser utilizada como uma ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem. Portanto, como método de retrair o uso dos celulares, utilizaremos o método de gamificação utilizando um jogo de tabuleiro com o conteúdo de células procariontes e eucariontes. O seguinte estudo tem como objetivo apresentar as vantagens e desvantagens do uso do celular, mas com o foco na utilização do método ativo (gamificação) para desviar a atenção do uso dos celulares utilizando um jogo de tabuleiro para a fixação do conteúdo. Autores como Moran (2015; 2018), Figueiredo et al. (2015), Farias e colaboradores (2016) e entre outros servirão como referencial teórico. Para analisar a usabilidade deste jogo, será aplicada essa ferramenta pedagógica em uma turma do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Clara Tetéo no município de Macau, Rio Grande do Norte, para assim, podermos apresentar os pontos positivos e negativos desta ferramenta.