O ensino de física ainda está pautado na memorização e repetição de exercícios de cunho matemático, precisando urgentemente que outras metodologias sejam inseridas no processo de ensino-aprendizagem, que visem sua modernização para assim ficar condizente com as novas realidades impostas e legislações educacionais vigentes. Nesse sentido, este trabalho traz a proposta de um material didático, em formato de um texto narrativo, baseado na abordagem História, Filosofia e Sociologia da Ciência – HFSC. O presente material didático traz uma discussão acerca da evolução conceitual do calor ao longo da história, o qual discutirá as concepções dos gregos antigos sobre o calor, passando pela invenção da máquina térmica de Heron de Alexandria, no início da nova era. Como também, discute a ascensão e os desdobramentos na comunidade científica pós-renascentista das teorias do flogístico, do calórico e a consolidação do calor como uma forma de movimento, no século XVIII e início do século XIX, período de grandes transformações na sociedade europeia com os desdobramentos das Revoluções industrial e Francesa. Este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada consultando materiais originais produzidos pelos cientistas envolvidos na construção de tais ideias e produções de outros autores publicadas em revistas científicas da área da História da Ciência.