SUSTENTABILIDADE E BEM-VIVER: A VIVÊNCIA COMUNITÁRIA DA COVID-19 EM AMBIENTE ESCOLAR
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Para o Filósofo Henrique Vieira, esse cuidado respeita os limites, liberdades e singularidades das pessoas, protegendo sem dominar. Sigmund Freud chama de mal-estar a dicotomia humana entre os desejos pessoais e os interesses coletivos. Instituições como família, escola, religião e polícia difundem renúncia de si, adesão ao coletivo e punição os desobedientes. A metodologia foi pesquisa-ação, porque os pesquisadores participaram do fenômeno construindo conhecimento repensando ações enquanto agiam, registrando-as em diários de campo. Como resultado, identificou-se alunos resistindo a usar máscaras, religiosos desacreditaram vacina, difundiam fake news sobre “nanochip” e tratamentos mágicos; famílias com casas pequenas e muitos moradores não se isolaram quando infectados; pais e mães de alunos que não foram liberados do trabalho para ficar em casa; empresários locais criticaram pressionaram a prefeitura por reaberturas alegando prejuízos ao estabelecimento. 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