CONSIDERAÇÕES DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO NEM SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94720 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 5745 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO NEM SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA" "resumo" => "O artigo apresenta as considerações dos alunos das 1ª séries do NEM de uma escola da rede estadual de Educação Básica de Santa Catarina. A organização do NEM compreende a Formação Geral Básica e outra Flexível, denominada de Itinerário Formativos. O componente curricular Projeto de Vida visa desenvolver nos alunos a construção de seus projetos de vida, para que tenham o discernimento de saberem quem são e sobre quem desejam se tornar no futuro, o que remete ao conceito de identidade. A investigação buscou identificar as considerações dos alunos a respeito da relevância dos temas desenvolvidos para refletirem sobre as decisões de sua vida, verificar se os jovens consideram importante o Projeto de Vida fazer parte de seus estudos como um componente curricular do NEM, identificar as expectativas dos alunos em relação ao estudo do Projeto de Vida para a 1ª série do NEM, e apreender as perspectivas de estudo dos alunos no Projeto de Vida, para a 2ª série do NEM. Em suma, o objetivo central da pesquisa propôs a análise as considerações dos alunos respeito do componente curricular Projeto de Vida. Como procedimento de análise optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas entregues para 234 alunos das 1ª séries do NEM. As respostas evidenciaram a aspiração dos alunos, ao frequentarem o componente curricular Projeto de Vida, de alcançarem um desenvolvimento pessoal, emocional e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5745_TB104_10062023111948.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELE ALICE CARVALHO ADRIANO" "autor_nome_curto" => "GRACIELE" "autor_email" => "carvalho.graci@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94720 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 5745 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO NEM SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA" "resumo" => "O artigo apresenta as considerações dos alunos das 1ª séries do NEM de uma escola da rede estadual de Educação Básica de Santa Catarina. A organização do NEM compreende a Formação Geral Básica e outra Flexível, denominada de Itinerário Formativos. O componente curricular Projeto de Vida visa desenvolver nos alunos a construção de seus projetos de vida, para que tenham o discernimento de saberem quem são e sobre quem desejam se tornar no futuro, o que remete ao conceito de identidade. A investigação buscou identificar as considerações dos alunos a respeito da relevância dos temas desenvolvidos para refletirem sobre as decisões de sua vida, verificar se os jovens consideram importante o Projeto de Vida fazer parte de seus estudos como um componente curricular do NEM, identificar as expectativas dos alunos em relação ao estudo do Projeto de Vida para a 1ª série do NEM, e apreender as perspectivas de estudo dos alunos no Projeto de Vida, para a 2ª série do NEM. Em suma, o objetivo central da pesquisa propôs a análise as considerações dos alunos respeito do componente curricular Projeto de Vida. Como procedimento de análise optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas entregues para 234 alunos das 1ª séries do NEM. As respostas evidenciaram a aspiração dos alunos, ao frequentarem o componente curricular Projeto de Vida, de alcançarem um desenvolvimento pessoal, emocional e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5745_TB104_10062023111948.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELE ALICE CARVALHO ADRIANO" "autor_nome_curto" => "GRACIELE" "autor_email" => "carvalho.graci@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }