O artigo apresenta as considerações dos alunos das 1ª séries do NEM de uma escola da rede estadual de Educação Básica de Santa Catarina. A organização do NEM compreende a Formação Geral Básica e outra Flexível, denominada de Itinerário Formativos. O componente curricular Projeto de Vida visa desenvolver nos alunos a construção de seus projetos de vida, para que tenham o discernimento de saberem quem são e sobre quem desejam se tornar no futuro, o que remete ao conceito de identidade. A investigação buscou identificar as considerações dos alunos a respeito da relevância dos temas desenvolvidos para refletirem sobre as decisões de sua vida, verificar se os jovens consideram importante o Projeto de Vida fazer parte de seus estudos como um componente curricular do NEM, identificar as expectativas dos alunos em relação ao estudo do Projeto de Vida para a 1ª série do NEM, e apreender as perspectivas de estudo dos alunos no Projeto de Vida, para a 2ª série do NEM. Em suma, o objetivo central da pesquisa propôs a análise as considerações dos alunos respeito do componente curricular Projeto de Vida. Como procedimento de análise optou-se pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas entregues para 234 alunos das 1ª séries do NEM. As respostas evidenciaram a aspiração dos alunos, ao frequentarem o componente curricular Projeto de Vida, de alcançarem um desenvolvimento pessoal, emocional e profissional.