Este trabalho teve como objetivo analisar a relação do novo FUNDEB na remuneração dos professores da rede pública do RN, uma vez que o mesmo, tem como uns dos pilares principais o investimento na valorização do professor, tendo como base a aplicação anual do reajuste piso salarial do Magistério na educação básica, visto que parte desses investimentos deve ser destinado para remuneração de profissionais da educação - mínimo 70% e 30% para as outras despesas e manutenção, obrigatoriamente consideradas para o desenvolvimento do ensino. Mediante o emprego dos métodos analítico e dedutivo, procede-se à pesquisa do referencial teórico aplicável aos direitos fundamentais à educação e ao princípio conhecimento dos investimentos do novo Fundeb sobre a remuneração dos professores da rede pública do Rio Grande do Norte. Demonstra-se a imprescindibilidade do fundo para a manutenção e o desenvolvimento da educação na rede pública. alertando para os riscos inerentes a eventuais retrocessos para esse direito fundamental que trata do investimento na valorização dos professores na educação pública no País, nos Estados e nos Municípios.