OLIVEIRA, Jess De. A rua é nóiz - fundamento hip-hop e direito à cidade. Anais do XV ENANPEGE... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/94587>. Acesso em: 23/12/2024 12:14
O complexo cultural do hip-hop periférico como movimento de cultura contra-hegemônica, a partir de expressões e manifestações artísticas, disputa narrativas nos espaços da cidade, tensionando os limites entre público e privado, entre o aceito e não aceito, normativo e não-normativo, dentro de um contexto urbano capitalista de produção de um espaço hegemônico e homogeneizante, cada vez mais potencializador de segregações e desigualdades socioespaciais, em um mundo globalizado. Nesse contexto, os valores simbólicos que agregam as diferentes manifestações artísticas existentes dentro do Complexo Cultural do Hip-hop, entendido como Fundamento Hip-hop, revelam a pista para o entendimento da relação entre os sujeitos urbanos, em suas performances artísticas, e a cidade que disputam. Entendendo o potencial crítico das performances, o Fundamento Hip-hop, enquanto cerne que une as diferentes manifestações presentes dentro deste complexo cultural, representa um importante princípio de tensionamento dos limites entre público e privado, entre valor de uso e valor de troca, e quais corpos tem direito a acessar, usufruir e produzir a cidade.