A LEITURA CARTOGRÁFICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISES EM ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE SERTÃOZINHO
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94529 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1681 "inscrito_id" => 938 "titulo" => "A LEITURA CARTOGRÁFICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISES EM ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE SERTÃOZINHO" "resumo" => "Por meio da leitura cartográfica se tem maior entendimento dos objetos de conhecimento de Geografia, uma vez que a análise e a interpretação de mapas são necessárias para compreender informações humanas, físicas, econômicas e sociais no e do espaço geográfico. a abordagem deste estudo é referente a análise qualitativa respaldada por Ludke e André (2013), subsidiado pela cartografia colaborativa de acordo com as orientações de Almeida (2019). Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar a contribuição da cartografia escolar no ensino fundamental II, a partir da percepção cartográfica dos estudantes do 6º ano do Ensino fundamental II de uma escola pública da rede estadual, inserida no município de Sertãozinho/SP. Os objetivos específicos se firmaram em reconhecer, a partir de exemplos díspares, as representações cartográficas como formas de orientação e localização de fenômenos na superfície da Terra; estabelecer a relação entre a dimensão de objetos e fenômenos na superfície terrestre e sua dimensão no mapa; identificar os elementos fundamentais dos mapas percebendo sua importância para a construção do conhecimento geográfico. Para tanto, fez-se levantamento bibliográfico e aplicação de sequência didática junto aos estudantes. Posterior a compilação dos dados, pode-se apontar que a maioria dos estudantes construiu um conhecimento notório acerca da linguagem cartográfica, observando que são saberes pertinentes ao dia a dia. A partir das análises e observações foi possível verificar que o manuseio de mapas analógicos, permitiu aos alunos explorarem os elementos do mapa, bem como compreenderem a função de cada um e adquirirem mais conhecimentos referentes a linguagem cartográfica." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID938_TB1681_24112023182400.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGISLENE DE FÁTIMA FERREIRA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ANGISLENE" "autor_email" => "ferreira.andrade@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94529 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1681 "inscrito_id" => 938 "titulo" => "A LEITURA CARTOGRÁFICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ANÁLISES EM ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE SERTÃOZINHO" "resumo" => "Por meio da leitura cartográfica se tem maior entendimento dos objetos de conhecimento de Geografia, uma vez que a análise e a interpretação de mapas são necessárias para compreender informações humanas, físicas, econômicas e sociais no e do espaço geográfico. a abordagem deste estudo é referente a análise qualitativa respaldada por Ludke e André (2013), subsidiado pela cartografia colaborativa de acordo com as orientações de Almeida (2019). Assim, este trabalho teve como objetivo geral analisar a contribuição da cartografia escolar no ensino fundamental II, a partir da percepção cartográfica dos estudantes do 6º ano do Ensino fundamental II de uma escola pública da rede estadual, inserida no município de Sertãozinho/SP. Os objetivos específicos se firmaram em reconhecer, a partir de exemplos díspares, as representações cartográficas como formas de orientação e localização de fenômenos na superfície da Terra; estabelecer a relação entre a dimensão de objetos e fenômenos na superfície terrestre e sua dimensão no mapa; identificar os elementos fundamentais dos mapas percebendo sua importância para a construção do conhecimento geográfico. Para tanto, fez-se levantamento bibliográfico e aplicação de sequência didática junto aos estudantes. Posterior a compilação dos dados, pode-se apontar que a maioria dos estudantes construiu um conhecimento notório acerca da linguagem cartográfica, observando que são saberes pertinentes ao dia a dia. A partir das análises e observações foi possível verificar que o manuseio de mapas analógicos, permitiu aos alunos explorarem os elementos do mapa, bem como compreenderem a função de cada um e adquirirem mais conhecimentos referentes a linguagem cartográfica." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 07: CARTOGRAFIA ESCOLAR" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID938_TB1681_24112023182400.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGISLENE DE FÁTIMA FERREIRA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ANGISLENE" "autor_email" => "ferreira.andrade@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }