PLURIVERSALIDADE E A GEOGRAFIA ANTICOLONIAL
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94079 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "PLURIVERSALIDADE E A GEOGRAFIA ANTICOLONIAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca possibilidades-outras teórico-metodológicas para o ensino de geografia a partir do diálogo entre os conceitos de Pluriversalidade e Anticolonialismo: o primeiro como condição de reconhecimento das e dos sujeitos em aprendizagem e suas múltiplas universalidades; e, o segundo, como aporte teórico para descolonizar os conteúdos a partir de uma práxis anticolonial de enfrentamento cotidiano que coloca as categorias de análise que emerjam da realidade socioespacial e cultural desses sujeitos. A pesquisa parte, portanto, de dois conceitos em construção, mas que demonstram um diálogo profícuo para renovação crítica e epistemológica para o ensino de geografia. A proposta de uma educação pluriversal reivindica a pluralidade dos e das pessoas em aprendizagem, suas especificidades socioculturais, bem como reivindica as múltiplas possibilidades de aprendizados que se manifestam em outros espaços de sociabilidade e construções coletivas, entendendo a educação para além dos limites formal-institucionalizada a fim de superar a lógica bancária-mercadológica. Nesse sentido, a Geografia Anticolonial surge enquanto proposta de intervenção radical no ensino de nossa ciência para além dos limites do capital e de suas bases epistemológica eurocentrada e colonizadoras, pautando a realidade nacional e socioespacial das e dos educandos como construção de epistemologias autóctones e descolonizadas. ." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID62_TB652_12112023113820.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINÍCIUS AUGUSTO MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS" "autor_email" => "viaugusto.ms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94079 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "PLURIVERSALIDADE E A GEOGRAFIA ANTICOLONIAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca possibilidades-outras teórico-metodológicas para o ensino de geografia a partir do diálogo entre os conceitos de Pluriversalidade e Anticolonialismo: o primeiro como condição de reconhecimento das e dos sujeitos em aprendizagem e suas múltiplas universalidades; e, o segundo, como aporte teórico para descolonizar os conteúdos a partir de uma práxis anticolonial de enfrentamento cotidiano que coloca as categorias de análise que emerjam da realidade socioespacial e cultural desses sujeitos. A pesquisa parte, portanto, de dois conceitos em construção, mas que demonstram um diálogo profícuo para renovação crítica e epistemológica para o ensino de geografia. A proposta de uma educação pluriversal reivindica a pluralidade dos e das pessoas em aprendizagem, suas especificidades socioculturais, bem como reivindica as múltiplas possibilidades de aprendizados que se manifestam em outros espaços de sociabilidade e construções coletivas, entendendo a educação para além dos limites formal-institucionalizada a fim de superar a lógica bancária-mercadológica. Nesse sentido, a Geografia Anticolonial surge enquanto proposta de intervenção radical no ensino de nossa ciência para além dos limites do capital e de suas bases epistemológica eurocentrada e colonizadoras, pautando a realidade nacional e socioespacial das e dos educandos como construção de epistemologias autóctones e descolonizadas. ." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID62_TB652_12112023113820.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINÍCIUS AUGUSTO MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS" "autor_email" => "viaugusto.ms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }