PROJETO CEANAMA EM GEOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA FORMAÇÃO INDIGENA.
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94288 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1115 "inscrito_id" => 3169 "titulo" => "PROJETO CEANAMA EM GEOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA FORMAÇÃO INDIGENA." "resumo" => "Este trabalho busca abordar a Educação Indígena no ensino superior, em especial na licenciatura em geografia, apontando as principais dificuldades encontradas pelos indígenas, a partir da vivência do monitor bolsista do projeto Ceanama da Ufopa. A Metodologia que foi utilizada, está pautada no método dialético de análises com uma abordagem qualitativa, onde inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar indigena; seguindo por uma entrevista realizada com o bolsista do Ceanama. Os encontros semanais proporcionaram que o bolsista identificasse e minimizasse algumas dificuldade que prejudicam o processo de ensino e aprendizagem deles. Entre elas, as que mais lhe chamaram atenção foram: a falta de domínio da língua portuguesa e dificuldade com os meios tecnológicos, o que constitui o segundo grupo de dificuldades, nesse caso, percebemos que para as atividades acadêmicas serem concluídas esses alunos precisam manusear essas ferramentas. Portanto, o projeto Ceanama é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas, além de ultrapassar as barreiras do campo universitário, serve como apoio às diferentes atividades universitárias. Neste sentido, o projeto é capaz de minimizar as dificuldades encontradas através dos diálogos propostos nos encontros, uma vez que ele possibilita um contato mais próximo com os discentes indígenas do curso de geografia." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3169_TB1115_23102023230400.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNY BARROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANNY" "autor_email" => "dayanny.japah@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94288 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1115 "inscrito_id" => 3169 "titulo" => "PROJETO CEANAMA EM GEOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA FORMAÇÃO INDIGENA." "resumo" => "Este trabalho busca abordar a Educação Indígena no ensino superior, em especial na licenciatura em geografia, apontando as principais dificuldades encontradas pelos indígenas, a partir da vivência do monitor bolsista do projeto Ceanama da Ufopa. A Metodologia que foi utilizada, está pautada no método dialético de análises com uma abordagem qualitativa, onde inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar indigena; seguindo por uma entrevista realizada com o bolsista do Ceanama. Os encontros semanais proporcionaram que o bolsista identificasse e minimizasse algumas dificuldade que prejudicam o processo de ensino e aprendizagem deles. Entre elas, as que mais lhe chamaram atenção foram: a falta de domínio da língua portuguesa e dificuldade com os meios tecnológicos, o que constitui o segundo grupo de dificuldades, nesse caso, percebemos que para as atividades acadêmicas serem concluídas esses alunos precisam manusear essas ferramentas. Portanto, o projeto Ceanama é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas, além de ultrapassar as barreiras do campo universitário, serve como apoio às diferentes atividades universitárias. Neste sentido, o projeto é capaz de minimizar as dificuldades encontradas através dos diálogos propostos nos encontros, uma vez que ele possibilita um contato mais próximo com os discentes indígenas do curso de geografia." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3169_TB1115_23102023230400.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNY BARROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANNY" "autor_email" => "dayanny.japah@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }