PERCURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94253 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1038 "inscrito_id" => 1938 "titulo" => "PERCURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relato almeja discutir uma experiência entorno da elaboração de um Percurso Didático para o Ensino de Geografia e suas possibilidade formativa para uma atuação cidadã. Essa experiência ocorreu entre os meses de março e abril de 2023, em uma escola privada do município de Boa Vista (RR), sendo realizada com alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio na disciplina de Observatório Geografia, itinerário da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Desse modo, partindo das elaborações de Cavalcanti (2014; 2019), e buscando discutir os problemas socioambientais urbanos de Boa Vista (RR), estabeleceu-se algumas etapas: identificação/diagnóstico, problematização/mobilização, sistematização e síntese. A primeira etapa objetivou a identificação do nível real de desenvolvimento dos estudantes, enquanto que a segunda visava mobilizá-los para a aprendizagem - entende-se a aprendizagem como uma atividade ativa, isto é, que exige o engajamento cognitivo. A terceira etapa destinou-se a inserção/amarração gradual do conceitos, princípios e raciocínios da ciência geográfica num processo dialético entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico. A síntese foi elaborada mediante a produção de pequenos vídeos que deveriam conter a descrição, contextualização e explicação de um problema socioambiental urbano de Boa Vista (RR). Ao fim da experiência, pode-se notar uma ressignificação das situações-problemas analisadas e uma maior capacidade explicativa superando um visão cotidiana das questões abordadas." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID1938_TB1038_06112023120043.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO TOMAZ DE MOURA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Tomaz" "autor_email" => "fthomaz-junior@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94253 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1038 "inscrito_id" => 1938 "titulo" => "PERCURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relato almeja discutir uma experiência entorno da elaboração de um Percurso Didático para o Ensino de Geografia e suas possibilidade formativa para uma atuação cidadã. Essa experiência ocorreu entre os meses de março e abril de 2023, em uma escola privada do município de Boa Vista (RR), sendo realizada com alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio na disciplina de Observatório Geografia, itinerário da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Desse modo, partindo das elaborações de Cavalcanti (2014; 2019), e buscando discutir os problemas socioambientais urbanos de Boa Vista (RR), estabeleceu-se algumas etapas: identificação/diagnóstico, problematização/mobilização, sistematização e síntese. A primeira etapa objetivou a identificação do nível real de desenvolvimento dos estudantes, enquanto que a segunda visava mobilizá-los para a aprendizagem - entende-se a aprendizagem como uma atividade ativa, isto é, que exige o engajamento cognitivo. A terceira etapa destinou-se a inserção/amarração gradual do conceitos, princípios e raciocínios da ciência geográfica num processo dialético entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico. A síntese foi elaborada mediante a produção de pequenos vídeos que deveriam conter a descrição, contextualização e explicação de um problema socioambiental urbano de Boa Vista (RR). Ao fim da experiência, pode-se notar uma ressignificação das situações-problemas analisadas e uma maior capacidade explicativa superando um visão cotidiana das questões abordadas." "modalidade" => "Relatos de Experiências" "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID1938_TB1038_06112023120043.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO TOMAZ DE MOURA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Tomaz" "autor_email" => "fthomaz-junior@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }