SEXUALIDADES DISSIDENTES E OS CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA DO ACRE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DESOBEDIENTE
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94204 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 929 "inscrito_id" => 2958 "titulo" => "SEXUALIDADES DISSIDENTES E OS CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA DO ACRE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DESOBEDIENTE" "resumo" => "Esse trabalho investiga o tema das sexualidades dissidentes nos currículos escolares do estado do Acre. Assim, busca-se examinar quais são os dispositivos estruturadores das ausências de gênero e sexualidades nos currículos escolares de Geografia da rede estadual de ensino básico (1ª a 3ª série do Ensino Médio), deste estado amazônico, além de compreender como os/as professores/as que trabalham gênero e sexualidades na geografia subvertem os currículos formais. Para tanto, elege-se como método a Fenomenologia, e como técnicas a revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas, questionários e mapas mentais. Espera-se compreender de que maneira as sexualidades dissidentes são deixadas a margem dos currículos escolares, tendo em conta mapear vozes, discursos e relações de poder impressas nos documentos norteadores da educação nacional e local (BNCC e os currículos elaborados pela SEE/Acre). Ao investigar tal problemática, o estudo defende a construção de um currículo de geografia do ensino básico que explore pontos de resistências, ausências e silenciamentos educacionais, reconhecendo as relações sociais como aspectos nunca dados, mas construídos em suas temporalidades e espacialidades. Assim, o currículo de geografia deve investir na diversidade e diferença, de modo a contemplar as vivências espaciais LGBTs como alternativa para descolonizar preceitos machistas, LGBTfóbicos, brancos, elitistas e heteronormativos, fomentando novas epistemologias das sexualidades." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 33: GEOGRAFIA E DIVERSIDADE: GÊNEROS, SEXUALIDADES, ETNICIDADES E RACIALIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2958_TB929_26112023225240.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO NOGUEIRA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => "rogerio.geografia11@gmail" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94204 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 929 "inscrito_id" => 2958 "titulo" => "SEXUALIDADES DISSIDENTES E OS CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA DO ACRE: POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DESOBEDIENTE" "resumo" => "Esse trabalho investiga o tema das sexualidades dissidentes nos currículos escolares do estado do Acre. Assim, busca-se examinar quais são os dispositivos estruturadores das ausências de gênero e sexualidades nos currículos escolares de Geografia da rede estadual de ensino básico (1ª a 3ª série do Ensino Médio), deste estado amazônico, além de compreender como os/as professores/as que trabalham gênero e sexualidades na geografia subvertem os currículos formais. Para tanto, elege-se como método a Fenomenologia, e como técnicas a revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas, questionários e mapas mentais. Espera-se compreender de que maneira as sexualidades dissidentes são deixadas a margem dos currículos escolares, tendo em conta mapear vozes, discursos e relações de poder impressas nos documentos norteadores da educação nacional e local (BNCC e os currículos elaborados pela SEE/Acre). Ao investigar tal problemática, o estudo defende a construção de um currículo de geografia do ensino básico que explore pontos de resistências, ausências e silenciamentos educacionais, reconhecendo as relações sociais como aspectos nunca dados, mas construídos em suas temporalidades e espacialidades. Assim, o currículo de geografia deve investir na diversidade e diferença, de modo a contemplar as vivências espaciais LGBTs como alternativa para descolonizar preceitos machistas, LGBTfóbicos, brancos, elitistas e heteronormativos, fomentando novas epistemologias das sexualidades." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 33: GEOGRAFIA E DIVERSIDADE: GÊNEROS, SEXUALIDADES, ETNICIDADES E RACIALIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2958_TB929_26112023225240.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO NOGUEIRA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO" "autor_email" => "rogerio.geografia11@gmail" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }